Total de visualizações de página

segunda-feira, fevereiro 28, 2011

Banda Rodrigues dos Santos comemora 130 anos de fundação

A Fundação Carlos Gomes esteve presente nas comemorações dos 130 anos da Banda Rodrigues dos Santos, nos últimos dias 25 e 26 de fevereiro, no município de São Caetano de Odivelas. Na sexta-feira, uma sessão de cinema, com participação do superintendente da FCG, Paulo José Campos de Melo, mobilizou um público atento que assistiu, de Charles Chaplin, "Luzes da Cidade", projetado na sede da banda. Acompanhando aquela obra-prima, o professor Paulo José encantou o público com o seu piano criativo: à exceção de "La Violetera", trilha obrigatória da florista cega, todo o acompanhamento foi de improvisação.
No sábado à noite, a Banda Rodrigues dos Santos recebeu novos integrantes. Dezenove jovens que no último ano estabeleceram uma espécie de laboratório com a banda, foram convidados a fazer parte dela como membros efetivos. Uma cerimônia comovente, de entrega simbólica dos instrumentos tocados por cada um, foi realizada em meio a coquetel oferecido pela cidade, com a presença do prefeito, Sr. Rubens Barbalho, que declarou: "se o estado do Pará tivesse mais bandas como esta, teríamos mais cidadãos de qualidade como temos aqui". Na ocasião reiterou seu apoio ao trabalho que vem sendo desenvolvido pelo maestro Marcio Cardoso, presidente da Sociedade Artística e Beneficente Rodrigues dos Santos, mantenedora da banda homônima, que atende e educa musicalmente mais de 300 alunos.
No decorrer da noite, o professor Paulo José acompanhou ao piano a apresentação de três músicos, oriundos do Projeto de Interiorização: Luis Eugênio Monteiro, de Marapanim, é clarinetista; Valéria Duarte, de Porto Salvo, em Vigia, é saxofonista. Ambos são pós-graduandos em Música e professores do Conservatório Carlos Gomes. A terceira apresentação ficou por conta de Adriano Leal, fagotista e aluno do Bacharelado da Universidade do Estado do Pará (Uepa), conveniada à Fundação Carlos Gomes.
A noite foi encerrada com uma apresentação da Banda Rodrigues dos Santos, com a nova formação, que executou temas populares, apresentando jovens e talentosos músicos como solistas. "Carinhoso", de Pixinguinha, foi tocado em homenagem à Professora Dóris Azevedo, referência musical para várias gerações de profissionais, que foi a São Caetano participar dos festejos pelo aniversário da banda. "Meu coração bate pela música, e pulsa por vocês", declarou aos presentes.
O projeto de interiorização, segundo Paulo José "é um dos mais importantes, por integrar, por meio da música, o estado e todos os municípios conveniados. E esta ação é emblemática para reiniciar os trabalhos da FCG no interior do estado", disse. O professor ainda parabenizou a cidade por incentivar o ensino e a audição da boa música.
Maria Christina - Ascom Fundação Carlos Gomes

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...