Total de visualizações de página

terça-feira, fevereiro 22, 2011

Hospital Regional de Tucuruí terá centro de atendimento em oncologia

O secretário de Estado de Saúde Pública, Hélio Franco, esteve em Tucuruí no último sábado (19) para uma reunião com prefeitos e secretários de saúde do Consórcio dos Municípios Paraenses Alagados pelo rio Tocantins (Compart). O tema do encontro foi a implantação da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) e do Centro de Terapia Renal Substitutiva no Hospital Regional naquele município do sudeste paraense.
O encontro culminou com a visita do secretário e da diretora operacionial da Sespa, Rita Facundo, às dependências do hospital. Acompanhado pela diretora em exercício da unidade, Conceição Oliveira, Hélio Franco conversou com servidores e pacientes e detectou demandas que farão parte do projeto de revitalização do hospital para torná-lo, enfim, adequado ao funcionamento dos novos serviços de alta complexidade.

Ainda não há prazo específico para o início das atividades da Unacon no Hospital Regional de Tucuruí. As medidas para a construção do novo espaço dependem, além do empenho estadual, de diálogo com o poder local e com a União, em favor do convênio com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Por outro lado, um estudo técnico feito desde a reativação da Câmara Técnica de Nefrologia indica que até 30 máquinas de hemodiálise sejam instaladas no lugar.
A Unacon no Hospital Regional de Tucuruí será dotada de equipamentos de quimioterapia, radioterapia e hematologia para o tratamento adulto e pediátrico 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante o seminário ocorrido no sábado, no Centro de Convenções de Tucuruí, ficou estabelecido que prefeitos e secretários de saúde dos municípios que enviam pacientes ao hospital regional estarão nesta quarta-feira (23) com o secretário Hélio Franco para sensibilizar o ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, em Brasília, no intuito de acelerar os investimentos na construção do espaço físico, já que alguns equipamentos enviados pelo Inca já estão armazenados no HR e à disposição para uso.

A construção ainda deve passar por projeto arquitetônico que depende da aprovação do INCA, Vigilância Sanitária e Comissão Nacional de Energia Nuclear. A partir da implantação da unidade, pacientes de Tucuruí e de vários municípios vizinhos, como Breu Branco, Novo Repartimento, Goianésia do Pará, Jacundá e Tailândia, poderão ser atendidos e tratados no Hospital Regional desde o diagnóstico até a radioterapia, que é a parte final do tratamento.

A Unacon faz parte do projeto Expande, do Instituto Nacional do Câncer (Inca), que tem parceria da Universidade Federal do Pará (UFPA), Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e Secretarias Municipais de Saúde. A finalidade é torná-lo mais uma referência para o atendimento de pacientes com câncer no Estado, reduzindo a demanda para o Hospital Ofir Loyola (HOL), em Belém.

O projeto de revitalização do HR de Tucuruí está sendo delineado desde a intervenção da diretoria operacional da Sespa ocorrida em meados de janeiro. Desde então, a equipe tem feito um levantamento de todos as demandas do hospital, que atualmente dispõe de 190 leitos, dos quais sete de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, dez de UTI neonatal, doze de Unidade de Cuidado Intensivo (UCI) neonatal e oito da ala psiquiátrica.

O hospital tem também um corpo clínico de 60 médicos e 42 enfermeiros, de um total de 460 funcionários, entre fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e equipes de atendimento e de serviços gerais. São feitos, em média, 200 atendimentos ao dia e seis mil ao mês.
Mozart Lira - Ascom/ Sespa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...