Total de visualizações de página

terça-feira, fevereiro 22, 2011

Ophir Loyola realiza quatro transplantes renais em menos de 48 horas

O serviço de transplantes renais que o Hospital Ophir Loyola mantém há mais de 10 anos, referência nas regiões Norte e Nordeste, realizou na última semana quatro transplantes em menos de 48 horas. Na quarta-feira (16), foram captados os rins de um homem de 27 anos, vítima de baleamento. Outro doador, de 50 anos, teve traumatismo craniano após atropelamento e não resistiu. Além dos rins, os médicos captaram deste último doador uma córnea, levada para o Banco de Olhos do HOL.
O transplante renal é uma cirurgia considerada de alta complexidade. Desde a implantação do serviço de transplantes renais, o HOL já realizou mais de 320 procedimentos, entre doadores vivos e utilizando órgãos de doadores falecidos. No Estado, o Ophir Loyola possui a única equipe capacitada e credenciada pelo Ministério da Saúde para captar órgãos e realizar transplantes de rim e córnea.
Uma das principais barreiras para transplantes é a carência de doadores, o que se deve, em grande parte, à falta de informação. "É preciso que todos entendam a importância da doação para salvar vidas. Com órgãos disponíveis podemos fazer ainda mais transplantes, como os de rins que realizamos com sucesso nesta quinta e sexta-feira. O Ophir Loyola é o único hospital público equipado e com uma equipe competente de profissionais para a realização destes procedimentos", afirmou o médico Ricardo Tuma, chefe da equipe do transplante de rim do HOL.
Segundo ele, a nova gestão "começa com força total", realizando quatro transplantes em menos de 48 horas. "Temos uma perspectiva muito boa de futuro e todo o apoio do Governo do Estado nesta causa. Em breve, o HOL também vai efetuar transplantes de fígado e de medula óssea", adiantou Ricardo Tuma.
Vida nova - "Para uma filha, ver a mãe com um grave problema de saúde não é fácil", desabafou Nazaré da Silva da Conceição, filha de Francisca da Silva, 41 anos, portadora de insuficiência renal, que aguardava há quase quatro anos por um transplante.
Moradora do município de Novo Repartimento, a mais de 500 km de Belém, a luta de Francisca da Silva contra a doença envolveu muitas mudanças em sua rotina, já que precisava fazer hemodiálise com frequência. Na quinta-feira (17), Francisca foi submetida à cirurgia para receber um novo rim.
Para quem enfrentou momentos críticos, ela começa a viver um período de superação. "Hoje, minha mãe superou as dificuldades da doença", declarou Maria de Nazaré. Para Francisca, o transplante "foi uma das maiores emoções da minha vida". "Quando recebi o telefonema informando sobre o rim eram 8 da noite de quarta-feira. Chorei, gritei de alegria, fiquei muito emocionada. Às 21h, já estava dentro do ônibus vindo de Novo Repartimento pra Belém, pensando tanta coisa boa e agradecendo a Deus. Hoje, agradeço também toda a equipe do Hospital Ophir Loyola que realizou a cirurgia e me ajudou nesta vitória. Agora, é vida nova!", disse Francisca.
Dados sobre transplantes no Estado do Pará
Número de transplantes realizados em 2010: 214
Número de transplantes em janeiro/2011: 20
Pacientes na fila de espera:
Aguardando transplante de córnea: 601
Aguardando transplante de rim: 75
Fonte: Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO), da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa)
Ascom/HOL

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...