Total de visualizações de página

segunda-feira, fevereiro 28, 2011

Bumbarqueira arrasta multidão pelas ruas de Belém

 Da Redação
Agência Pará de Notícias

O governo incentivou a folia momesca usando
 modelos e tradições que há décadas animam
as festas culturais do interior do Pará
 A Praça Pedro Teixeira, o Solar da Beira e a Praça do Carmo foram os três pontos de concentração para o início do cortejo do "Bumbarqueira - O Carnaval do Pará", programação promovida pelo Governo do Estado - e que encerrou com um grande show na praça do Relógio, no centro histórico de Belém, no final da tarde deste sábado (26).
O termo Bumbarqueira é utilizado pela população do nordeste paraense para descrever "uma grande festa". A programação contou com 23 atrações oriundas de sete municípios paraenses, que animaram as ruas dos bairros da Campina e Cidade Velha, em Belém.
Com o Bumbarqueira o governo incentivou a folia momesma usando modelos e tradições que há décadas animam as festas culturais dos municípios do interior do Estado, destacando-se Cametá, São Caetano de Odivelas e Cachoeira do Arari, que enviaram à Belém grupos de carimbó, blocos, bandas, cordões e grupos folclóricos.
A diversidade de ritmos foi bem aceita pelo público presente. Essa pelo menos foi a opinião de Claude Gaia, que se divertia a cada atração. "Estou achando muito divertido, diferente e bem interessante essa mistura de grupos folclóricos e os grupos carnavalescos", declarou. Sua amiga, Iolanda Sena, também aprovou a novidade. "Está muito legal", afirmou.
O carimbó do grupo Sancari abriu a programação na Praça Pedro Teixeira, seguido da irreverência do cantor Eloy Iglesias com o bloco Fofó de Belém, de Téo Pérola Negra e grupo de samba, Grupo Uirapuru (Carimbó), encerrando com o Boi Veludinho e a banda do Clube Musical União Vigiense.
Representantes do Pró-paz distribuíram máscaras
 da campanha "Carnaval da paz, é a gente
 que faz" para os brincantes da festa
Para Nilson Chaves, presidente da Fundação Cultural Tancredo Neves, o sucesso da programação contou com a imprescindível parceria dos diversos grupos culturais. "Essa programação só obteve esse saldo positivo porque os grupos de blocos e entidades contribuíram de forma extremamente brilhante", avaliou.
Na praça do Relógio, onde houve a grande concentração a partir das 18h30, a Amazônia Jazz Band comandou o Carnaval, seguido do Fofó do Lino, com Kaveira e a bateria das Crias do Curro Velho, encerrando com o Arraial do Pavulagem.
No mesmo local, duas unidades de atendimento da Sespa foram disponibilizadas para prestar primeiros socorros aos brincantes. Até o final da programação, apenas uma criança havia sido atendida com um machucado no pé, sem gravidade. No posto, os agentes de saúde da Sespa faziam também campanha de distribuição de preservativos masculinos, com o slogan "Sem camisinha não dá. Seja qual for a sua fantasia, use sempre a camisinha" .
O Carnaval Bumbarqueira foi realizado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Cultura e Fundação Tancredo Neves, com apoio das Secretarias de Comunicação, de Saúde, de Justiça e Direitos Humanos, de Segurança Pública, de Meio Ambiente, Fundação Curro Velho e Carlos Gomes, Instituto de Artes do Pará, Defesa Civil, Pará 2000, Detran, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Escola de Governo.
Prestaram ainda apoio a Cruz Vermelha e a ONG "No olhar", que com o trabalho de coleta de lixo seletiva, ajudou a manter a cidade limpa e a cuidar do meio ambiente. A Bumbarqueira aproveitou o momento de descontração para levar campanhas importantes para conhecimento da sociedade, como a de combate à exploração do trabalho infantil e a pedofilia, organizada pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, além da campanha pelo registro do carimbó como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro e, por fim a campanha estadual "Gentileza gera gentileza. Alegria gera alegria. Paz com cultura se faz", com objetivo de combate à violência no período carnavalesco.
Rosa Borges – Secom

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...