Total de visualizações de página

sexta-feira, fevereiro 25, 2011

Sespa debate controle da dengue na Câmara Municipal de Belém

Representantes da área da Saúde no Estado participaram, nesta sexta-feira (25), de uma Sessão Especial na Câmara Municipal de Belém, convocada pelo vereador Antonio Vinagre, para debater o Controle da Dengue. Para o autor da proposta, debates como esse ajudam a informar e mobilizar a população para o combate à doença em Belém, já que são conduzidos com base nos dados apresentados pelas secretarias municipal e estadual de Saúde (Sesma e Sespa, respectivamente).
A Sespa foi representada pela diretora de Vigilância à Saúde, Rosiana Nobre, pelo diretor do Departamento de Controle de Endemias, Amiraldo Pinheiro, pela coordenadora do Programa de Controle da Dengue, Carla Garcia, e técnicos da área. Dados expostos pelo órgão estadual atestam que o Pará tem 5.957 casos suspeitos de dengue notificados, 932 deles confirmados.
Rosiana Nobre destacou a importância da notificação de todos os casos suspeitos de dengue no Estado, uma vez que isso é fundamental para a realização das ações de combate ao mosquito. "Tivemos 13 óbitos suspeitos de dengue registrados junto à Sespa, mas quatro deles já foram descartados, oito estão em investigação e apenas um foi confirmado. Portanto, estamos longe de uma epidemia, mas isso pode vir a acontecer ser se não houver parceria entre poder público e a população para conter o avanço desses casos", alertou.
Rosiana também apresentou um resumo das ações da Sespa junto aos 77 municípios prioritários para a dengue, principalmente por meio do Grupo de Mobilização Social, que está percorrendo cada um deles buscando o envolvimento de gestores, profissionais e a sociedade.
A diretora de Vigilância à Saúde da Sesma, Carlene Almeida, fez uma explanação sobre o histórico e situação atual da dengue em Belém, assim como das ações educativas desenvolvidas pela Secretaria Municipal. Para ela, o envolvimento da comunidade é primordial, "pois sem ele não será possível vencer essa guerra". Ela alertou para a circulação do vírus tipo 4, que já tem três casos confirmados este ano.
Além dos dois órgãos gestores da saúde pública, a sessão especial contou com a participação de representantes do Hospital Universitário João de Barros Barreto, Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), Sindicato dos Médicos e Hospital de Pronto-Socorro Municipal Humberto Maradei, além de lideranças comunitárias dos diversos bairros da capital.
Antônio Vinagre disse que a população tem condições de colaborar com as ações de Saúde Pública da mesma maneira que contribui para as ações de Segurança Pública, em que muitas denúncias são feitas anonimamente. No caso da dengue, a finalidade é identificar os possíveis focos e ajudar a combatê-los. Vinagre destacou como fundamental a participação das lideranças comunitárias e religiosas como multiplicadores de informação.
Os vereadores Otávio Pinheiro, Fernando Dourado, Adalberto Aguiar e Marquinho do PT foram unânimes em dizer que é hora de unir forças e integrar ações para combater o mosquito da dengue, pois reconhecem que o controle da doença não depende apenas dos gestores da saúde pública. Marquinho foi enfático ao dizer que todos já têm informação, "o que falta é atitude".
Ascom/Sespa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...