Total de visualizações de página

segunda-feira, fevereiro 28, 2011

Avenida na Pedreira passa por reordenamento urbano

Por Thiago Melo / Fotos: Oswaldo Forte

O canteiro central da Avenida Visconde de Inhaúma, no perímetro entre as travessas Dr. Freitas e Barão do Triunfo, no bairro da Pedreira, passou por uma operação de reordenamento urbano, na manhã desta sexta-feira (25). Vários serviços foram executados com o objetivo de combater as irregularidades que infringem o Código de Postura do Município.
 A ação da Prefeitura de Belém, comandada pela Coordenadoria Especial de Ordem Pública (Ceop), envolveu as secretarias de Urbanismo (Seurb), Saneamento (Sesan), Meio Ambiente (Semma), Economia (Secon), Saúde (Sesma) e Assistência Social (Funpapa), além do apoio da Guarda Municipal e CTBel.
De acordo com o coordenador da Ceop, Márcio Sherlo, a capinação, limpeza e a poda das árvores do canteiro foram serviços realizados durante a operação. Equipes da Sesan e Semma revitalizaram o paisagismo do local e retiraram árvores que prejudicavam o passeio público. O lixo e o entulho também foram recolhidos durante a ação. As caçambas da Sesan saíram carregadas de material descartado de forma irregular no canteiro central da via.
Para conscientizar os moradores do entorno, a ação da Prefeitura colocou nas ruas cerca de 35 educadores ambientais da Sesan, Semma e do programa AmaBelém. Eles percorreram a avenida e, de casa em casa, informaram os moradores sobre os horários de coleta do lixo domiciliar e de entulho, pedindo a eles que respeitassem esses horários. Durante o trabalho de conscientização, os educadores flagraram um carroceiro jogando lixo no canteiro. O homem foi orientado e informado que se for pego praticando a mesma irregularidade poderá ser notificado e até multado, conforme a legislação.
A operação ainda contou com o trabalho da Secon e Seurb, que recolheram 4 equipamentos que descumpriam o Código de Postura do município. Um deles foi o trailer de lanches de Elenilson da Silva. Segundo o vendedor de lanches, há 12 anos ele vem sendo notificado pelo Município e sempre recorreu à solicitação da Prefeitura. Ao invés de se regularizar de acordo com as leis de ordenamento público, ele preferiu manter o equipamento no mesmo local. A retirada aconteceu sem protestos.
Agentes da Fundação Papa João XXIII (Funpapa) também estiveram no local para garantir a assistências às crianças vítimas de exploração do trabalho infantil no entorno da avenida, além de conversar e esclarecer às famílias sobre os serviços de assistência social disponibilizados pelo poder público.
Com o intuito de combater a dengue, agentes de saúde da Sesma estiveram presentes explicando para a população como evitar a proliferação da doença, distribuindo panfletos e conversando com os moradores.
Segundo Sherlo, nesta semana os trabalhos continuarão na Visconde de Inhaúma, assim como a fiscalização, notificando os moradores que não respeitem os horários de coleta de lixo domiciliar e de entulho. Márcio diz que a ação executada nesta sexta deixará o local livre para receber obras de revitalização da avenida, seguindo o modelo da Duque de Caxias, totalmente revitalizada e reurbanizada pela Prefeitura de Belém.
Os bairros que já foram contemplados com essas ações foram o do Marco e da Marambaia, que agora já estão em fase de revitalização, recebendo áreas de lazer, recuperação de calçamento, melhoria na iluminação pública e do paisagismo do local.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...