Total de visualizações de página

sexta-feira, fevereiro 25, 2011

Cerest Belém capacita servidores no atendimento a usuários do INSS

Por Renata Reis-Ascom Sesma Fotos: Alzyr Quaresma
Servidores do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Regional Belém (Cerest), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), participam nesta quinta (24) e sexta-feira (25) de um curso de atualização sobre os benefícios previdenciários e assistenciais.

O objetivo é promover a capacitação sobre o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e buscar potencializar a qualificação dos profissionais para uma melhor atuação junto aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e trabalhadores de Saúde. O curso acontece no auditório do Hemopa e conta com a parceria do INSS.

Segundo o representante da coordenação do Cerest Belém,Jair Bezerra, o curso seria inicialmente voltado apenas para os profissionais do serviço social, mas com o interesse dos demais profissionais, foi estendido a todos os servidores do Cerest e de toda a rede de saúde municipal que tivessem interesse em participar. “Além de atualizar os servidores sobre os benefícios da assistência e previdência, o curso pretende torná-los agentes multiplicadores para que repassem essas informações sobre políticas públicas a todos os usuários e profissionais da rede, promovendo o bem estar social”, afirma Jair.

O conhecimento repassado durante o curso será importante para os servidores orientarem os usuários que chegam ao sistema municipal em busca de informações sobre assistência e previdência e não sabem para onde se direcionar. “Os profissionais estão sendo capacitados para orientar bem esses usuários, para que eles não percam tempo e consigam os seus benefícios”, explica Jair.

Durante todo o dia de hoje o técnico previdenciário e engenheiro em Segurança do Trabalho do INSS, Rosenil dos Santos Barros, instrui os participantes do curso sobre os aspectos gerais da seguridade e previdência social, custeios, segurados, dependentes, benefícios e serviços previdenciários, entre outros assuntos relacionados.

Amanhã a assistente social do INSS, Maria Roberta Soares do Nascimento, faz  palestra sobre o serviço social na previdência, a lei orgânica da assistência, benefícios de prestação continuada, novo instrumento de avaliação da deficiência e grau de incapacidade, entre outros.

O curso tem apoio da Gerência Executiva do INSS/Pa, através do Programa de Educação Previdenciária e serviço Social do INSS, e do Cerest. O Cerest/Belém tem a missão de difundir o conhecimento sobre a política em Saúde do Trabalhador para promover orientações precisas e eficientes a respeito de direitos e benefícios previdenciários de cada servidor.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...