Total de visualizações de página

sexta-feira, fevereiro 25, 2011

Carnaval reúne a cultura do Pará nas ruas do centro histórico


Da Redação Agência Pará de Notícias



Integrantes do Filhos de Glande levarão o colorido
 dos blocos de carnaval de rua
 para a folia do Bumbarqueira
  A pluralidade sonora, rítmica e sociocultural paraense será a atração do carnaval do Estado, denominado "Bumbarqueira - o Carnaval do Pará" - o primeiro organizado pelo Governo do Estado no centro histórico da capital paraense. A proposta do evento é fazer um carnaval organizado, com segurança e estrutura logística adequada aos brincantes. A programação contemplará desde bandas tradicionais de municípios paraenses, como a União Vigiense, com quase 100 anos de existência, até blocos de rua, como o Jambu do Kaveira.
O evento deverá reunir mais de mil pessoas, entre artistas e brincantes de vários municípios, no próximo sábado (26). Grupos de carimbó, blocos, fanfarras e bandas carnavalescas formarão os cortejos, que estarão concentrados em três pontos da cidade. Posteriormente, passarão por diversas ruas do centro histórico, seguindo até o "grande encontro", na Praça do Relógio.
Banda João Viana (de Cachoeira do Arari), Os Piratas do Amor (Cametá), Cordão dos Pretinhos (Santarém Novo), o Boi de Orquestra Faceiro (São Caetano de Odivelas) e o grupo de carimbó Uirapuru (Marapanim) são algumas das atrações da "Bumbarqueira", termo que significa uma grande festa, sem hora para terminar.
A expressão é oriunda do município de Cametá e foi sugerida pelo músico, compositor e dramaturgo Walter Freitas. Porém, os organizadores ressaltam que, neste caso, a previsão é que a festa tenha seis horas de duração.
Trajeto - O primeiro ponto de concentração é a Praça Pedro Teixeira, na Escadinha ao lado da Estação das Docas. No espaço, a folia começa às 15h, com as apresentações do grupo de carimbó Sancari, do sambista Téo Pérola Negra, do Bloco Fofó de Belém e da banda União Vigiense. O Rei Momo Nildo e o porta-estandarte Rubão puxam o cortejo.
O segundo ponto é o Solar da Beira, no Ver-o-Peso, onde a partir de 15h30 estarão os blocos Jambu do Kaveira e Fofó do Lino, além dos grupos Banguê 05 de Ouro e de carimbó Uirapuru.
A Praça do Carmo é o terceiro espaço de concentração e terá, a partir das 16h, as apresentações da Banda João Viana, além da presença do Cordão dos Pretinhos e dos blocos Os Piratas do Amor, Os Linguarudos e Os Filhos da Pauta.
Os shows iniciais preparam o público para os cortejos que saem, às 17h30, pelas ruas dos bairros da Campina e Cidade Velha, convergindo na Praça do Relógio, onde ocorre o "grande encontro" dos brincantes.
No final do evento haverá as apresentações da Amazônia Jazz Band (com um repertório inédito de marchinhas carnavalescas), o cantor Eloi Iglesias, o sambista Téo Pérola Negra, a banda show da escola de samba mirim "Crias do Curro Velho" e o grupo Arraial do Pavulagem.
"Bumbarqueira - o Carnaval do Pará" é um evento realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), Fundação de Telecomunicações do Pará (Funtelpa) e Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves.
Logística - Na tarde desta quarta-feira (23) se reuniram representantes de diversos órgãos envolvidos na organização do "Bumbarqueira - o Carnaval do Pará", para tratar de detalhes da estrutura e segurança, na Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves (FCPTN).
A estrutura de atendimento médico foi uma das medidas tratadas. Para que os brincantes possam aproveitar o carnaval com tranquilidade haverá uma ambulância com equipe médica seguindo cada um dos três cortejos, sendo duas ambulâncias da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e uma do Corpo de Bombeiros.
Haverá, ainda, uma estrutura fixa de atendimento médico no Centro de Operações, na Praça do Relógio. A Cruz Vermelha estará com uma equipe de 30 pessoas percorrendo todo o trajeto, além de estrutura própria para o atendimento de primeiros socorros.
Em meio ao carnaval, a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) fará uma campanha contra a exploração sexual infanto-juvenil, com distribuição de material informativo. O programa Pró-Paz também terá uma campanha alusiva ao carnaval sem violência, com a distribuição de cerca de 50 mil máscaras, retratando expressões de alegria.
A segurança será reforçada por agentes das Polícias Civil e Militar em todo o percurso. Também estarão disponíveis 50 banheiros químicos pelo trajeto.
A Funtelpa fará a transmissão ao vivo do palco central, montado na Praça do Relógio, pela TV e Rádio Cultura, enquanto o Portal Cultura irá postar matérias do evento.
Participaram da reunião representantes das Secretarias de Estado de Comunicação (Secom), Sespa, Sejudh, Funtelpa, Fundação Tancredo Neves, Companhia de Transportes do Município de Belém (Ctbel), Rede Celpa, Organização Social Pará 2000, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Cruz Vermelha, Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Na tarde desta quinta-feira (24) haverá uma reunião final com os demais órgãos envolvidos, entre os quais representantes da Prefeitura de Belém.

O bloco Fofó de Belém levará a irreverência do
 carnaval de rua para a programação do
Bumbarqueira, no Centro Histórico de Belém

PROGRAMAÇÃO
Dia 26.02 - sábado - de 15 às 21h, no Centro Histórico de Belém

Locais de concentração:

Escadinha - Praça Pedro Teixeira - 15h às 17h30
Apresentações no palco:
Grupo de carimbó Sancari (Belém)
Téo Pérola Negra e grupo de samba (Belém)
Bloco Fofó de Belém
Banda União Vigiense (Vigia de Nazaré)

A banda desde e inicia o cortejo, no sentido da Praça do Relógio

Sequência do cortejo

ALA 01
Comissão de frente - porta estandarte (Rubão) e Rei Momo (Nildo); Banda União Vigiense e
Bloco Sereia do Rubão

ALA 02
Boi de Orquestra Faceiro - São Caetano de Odivelas; Boi Veludinho (Belém) e Os Irrecuperáveis

ALA 3
Bloco Elka (Belém); Téo Pérola Negra e Grupo de Samba (Belém)

Solar da Beira (Ver-o-Peso) - 15h30 às 18h30
Apresentações no caminhão do Kaveira
Bangüê 05 de Ouro (Vila Maú - Cametá)
Grupo de carimbó Uirapuru (Marapanim)
Bloco Fofó do Lino (Belém)
Bloco Jambu do Kaveira (Belém)

ALA 04 - Cortejo
Grupo de Carimbó Uirapuru; Bloco Fofó do Lino; Bloco Filhos de Glande (Belém); Bloco Jambu do Kaveira (sem o caminhão) e Banguê 05 de Ouro

Segue em direção à Praça do Relógio

Praça do Carmo
Apresentações no anfiteatro: 16h às 17h30
Banda João Viana (Cachoeira do Arari)
Mascarados Os Linguarudos (Vila Santana - Mocajuba)
Os Piratas do Amor (Cametá)
Cordão dos Pretinhos (Santarém Novo)
Filhos da Pauta

Cortejo - 17h30 às 19h
Banda João Viana (Cachoeira do Arari); Mascarados Os Linguarudos; Os Piratas do Amor; Cordão dos Pretinhos e Filhos da Pauta
Trajeto: Praça do Carmo, Rua Dr. Assis, Gurupá, Dr. Malcher, Praça do Relógio
Praça do Relógio - grande encontro - 18h às 21h
Apresentações no palco:
Amazônia Jazz Band (Belém) - 18 às 19h
Banda da Vigia permanece tocando embaixo do palco
Eloi e Rei Momo - 19 às 19h10
Kaveira - 19h10 às 19h20
Téo Pérola Negra - 19h20 às 19h40
Bateria Show "Crias do Curro Velho"
Arraial do Pavulagem - 19h45 às 21h
Manuela Viana - Secom

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...