Total de visualizações de página

segunda-feira, fevereiro 28, 2011

O Tubarão-Duende: Estranho e raro, este tubarão de fundo ainda guarda muitos mistérios para a ciência.

 Há pouco mais de cem anos, pescadores japoneses capturaram pela primeira vez um tubarão muito estranho, de águas fundas, ao largo de Yokohama. Como para tudo se dá um nome, o tubarão ganhou o de Goblin Shark: o tubarão duende.
A simpática cara deste peixe.
Este é um bicho raro, só encontrado em poucos lugares do mundo, geralmente além dos 300 metros de profundidade. Recentemente, um destes animais foi capturado próximo a São Paulo e analisado pelos pesquisadores Otto Gadig, da UNESP de São Vicente, e Teodoro Vaske Jr., da UNISANTA de Santos.
Sua boca estende-se para fora e os dentes, pontiagudos, capturam presas do fundo do mar. Ainda não se sabe exatamente para que serve o focinho comprido mas, provavelmente, ele oferece uma superfície maior para seus órgãos sensoriais, o que lhe permite detectar os minúsculos campos elétricos gerados por suas presas. Seu fígado responde por cerca de ¼ do peso total e tem a mesma função que em outros tubarões: de funcionar como uma bexiga natatória, permitindo-lhe subir ou descer na coluna da água sem grandes problemas.
Ele chega a mais de 6 metros de comprimento e se alimenta principalmente de polvos, caranguejos e peixes.
O espécime capturado próximo a São Paulo

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...