Total de visualizações de página

segunda-feira, fevereiro 28, 2011

Campanha de combate à catarata atende mais de 3 mil pessoas

Por Thiago Melo e Ascom Sesma / Fotos: João Gomes

Cerca de 3 mil pessoas foram atendidas, neste sábado (26), pela Campanha de Combate à Catarata lançada pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). Os atendimentos foram realizados nas unidades de Saúde da Marambaia e Terra Firme.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Sérgio Pimentel, estima-se que pelo menos 46 mil pessoas em Belém tenham catarata. O objetivo da campanha é diminuir este déficit disponibilizando aos pacientes a cirurgia a laser de retirada da patologia.
“Estamos trabalhando em forma de mutirão para atender o maior número de pacientes. A nossa meta é expandir a campanha para as outras Unidades Municipais de Saúde”, informou o titular da Sesma. Atualmente, a campanha recebe pessoas de todos os bairros da capital nas Unidades da Marambaia e Terra Firme. 

Numa primeira etapa é feita uma triagem em todos os bairros da capital, de pessoas que apresentam a doença para direcionamento à cirurgia e ao tratamento da catarata. A triagem é realizada em pessoas com mais de 48 anos de idade, conforme preconiza o Ministério da Saúde.
Segundo dados de médicos especialistas do Hospital de Clínicas da Universidade de São Paulo (USP), 30% da população acima de 48 anos apresenta problemas de catarata.
Doze médicos oftalmologistas trabalham na campanha, divididos entres as duas Unidades de Saúde. São realizadas palestras explicativas sobre a doença, além de exames clínicos para confirmação dos candidatos a submissão da cirurgia. O agendamento da operação é feito em seguida ao diagnóstico.
Os interessados devem procurar umas das duas Unidades Municipais de Saúde, munidos de carteira de identidade, onde serão orientados e atendidos pelos médicos oftalmologistas e após a avaliação, dar continuidade ao tratamento mediante a avaliação médica.
Na Marambaia, o aposentado José Carlos Vieira, de 71 anos, fez o diagnóstico da sua catarata e já agendou a cirurgia para o olho direito. Segundo ele, há 6 meses não enxerga bem deste lado da vista. “A campanha está sendo ótima. Faz a consulta e já sai com a cirurgia marcada. Com saúde não se brinca, ainda mais quando corremos o risco de perder a visão”, disse o aposentado logo após a consulta.
Quem também marcou a cirurgia de retirada da catarata foi a dona de casa Dolores Nobre de Castro, de 60. Na Unidade Municipal de Saúde da Terra Firme, ela recebeu o diagnóstico e precisará operar o olho direito. “Há alguns anos eu já tinha operado o olho esquerdo. Agora a doença apareceu no direito”, conta.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...