Total de visualizações de página

sexta-feira, fevereiro 25, 2011

Hemopa promove "arrastão" solidário para aumentar doações de sangue neste sábado

Em mais uma ação destinada a motivar a população a participar da campanha de doação de sangue, visando garantir o atendimento da demanda no carnaval, a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) promove neste sábado (26), a partir de 10h, o arrastão do "Bloco da Solidariedade", reunindo funcionários, doadores, familiares, fornecedores e outros colaboradores.
O bloco percorrerá parte da Travessa Padre Eutíquio (onde fica a sede do Hemopa), contornará a Praça Batista Campos e seguirá pela Serzedelo Corrêa até o hemocentro.
A campanha se estenderá até o dia 3, para que a instituição possa atender, quando solicitada, os 218 hospitais conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo emergências, maternidades e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
Até quinta-feira (24), a campanha havia registrado 990 comparecimentos de doadores, o equivalente a uma média diária de 247 atendimentos, pouco abaixo da meta estabelecida pelos organizadores, de 300 coletas.
Nesta sexta-feira (25), por exemplo, o banco de sangue estava precisando do tipo B Negativo, o que exigiu a mobilização da Gerência de Captação de Doadores (Gecad). Esta acionou o serviço de convocação de associados do Clube de Doadores Raros.
Otimismo - A titular da Gecad, Juciara Farias, acredita que a campanha alcançará o número de coletas previsto. "A população sempre atende ao nosso apelo", ressaltou. Ela pediu a novos e antigos doadores que ajudem o Hemopa a garantir o atendimento a milhares pacientes durante o feriado prolongado.
A campanha está sendo desenvolvida em toda a hemorrede, que abrange os municípios de Marabá, Santarém, Castanhal, Abaetetuba, Altamira, Tucuruí, Redenção e Capanema. Na sede geral do hemocentro, em Belém, os doadores recebem um kit com camiseta, preservativo e material educativo, além de lanche especial.
Este ano, o Hemopa ganhou a parceria do bloco "Sapo Muiraquitã", que desfila pelo Grupo A na programação promovida pela Prefeitura de Belém. Para a avenida, o bloco levará o tema da doação de sangue, de órgãos e de medula óssea. "É uma forma alternativa de sensibilizar a população para a prática da responsabilidade social da doação de sangue e medula óssea", observou Juciara Farias.
Qualquer pessoa saudável, com idade entre 18 e 65 anos e portando documento de identidade oficial, com foto, pode doar sangue. Com a doação são realizados exames para diagnóstico de diversas doenças, como Aids, sífilis, doença de Chagas, hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sanguínea. Para doar sangue é preciso estar bem alimentado.
O Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, 2109, funcionando para coleta de segunda à sexta-feira, de 7h30 às 18h, e aos sábados, de 7h30 às 12h30. Mais informações pelo fone 0800-2808118.
Vera Hojas - Fundação Hemopa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...