Total de visualizações de página

sábado, fevereiro 26, 2011

POLÍCIA: Finalmente uma grande notícia: Homicídios em Belém caem mais de 50% em janeiro

O governador Simão Jatene não quer ninguém de
braços cruzados. Todos têm que estar atuando, assim como
ele, e a estratégia vem dando em poucos dias
de governo
 Um levantamento feito pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup) mostra que em janeiro deste ano o número de homicídios em Belém caiu de 70 para 33, o que representa uma queda maior que 50%, se comparada com a média mensal dos últimos quatro anos. "Isso mostra que as estratégias adotadas pelo atual governo tem dado certo", enfatizou o secretário de Estado de Segurança Pública, Luiz Fernandes Rocha,em entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira (25), na sede da Segup.
O Secretário de Segurança, Luiz Fernandes, vem
tendo novamente a oportunidade de reeditar
suas grandes ações como no primeiro
governo de Simão Jatene

A entrevista foi transmitida ao vivo, pela primeira vez, para as redes sociais, e permitiu a interação de internautas. O secretário afirmou que são alarmantes os dados constantes do relatório do Ministério da Justiça, que apontou um crescimento de 189% nos últimos 10 anos no Pará, mas não estranhos, já que desde 2007 a média mensal e anual de assassinatos se mantinha em um patamar alto.
O delegado Geral Nilton Athayde, por sua
vez, quer a comunidade participando, pois
ela faz parte do processo de segurança

Mas para os próximos anos, disse Luiz Fernandes, a tendência é que esses índices diminuam cada vez mais. "Desde o início dessa gestão estamos trabalhando com ações integradas no combate à violência. Os resultados começaram a aparecer, tanto que em janeiro fechamos o mês com 33 homicídios em Belém. Esse é o menor índice desde 2007", ressaltou.
Em 2007, foram registrados 496 homicídios. No ano seguinte, esse número saltou para 669, com uma média mensal de 55 assassinatos. Em 2010, a situação piorou e o número de homicídios chegou a 845, uma média de 70 assassinatos por mês. Em janeiro de 2011, o número de assassinatos caiu para 33. "Vamos trabalhar para não deixar esse índice subir. Nosso objetivo é que ele diminua cada vez mais", afirmou o secretário.
Investimentos - Para que os índices da criminalidade continuem caindo no Pará, o secretário de Segurança Pública anunciou algumas ações que serão implantadas na atual gestão. Entre as novidades estão a realização de concurso público para a contratação de cerca de mil policiais militares, aquisição de mil veículos novos, para substituir as viaturas antigas, e a modernização do Centro Integrado de Operações (Ciop).
Luiz Fernandes também informou que um pregão está sendo feito para a aquisição de quatro helicópteros. "Todas essas ações serão implementadas no prazo de um ano. Apesar do decreto de contenção de gastos (medida adotada pelo governador Simão Jatene para equilibrar as finanças do Estado), todas as melhorias serão implantadas na área de segurança pública. O próprio governador garantiu que saúde, segurança e educação ficariam de fora do decreto, porque são áreas prioritárias", explicou Fernandes.
O secretário ressaltou, ainda, que serão realizadas audiências públicas em todos os municípios paraenses para que, ainda no primeiro semestre deste ano, possa ser criado o Plano Estadual de Segurança Pública do Pará, que visa fortalecer as estratégias de enfrentamento à violência em todas as regiões.

NO JURUNAS, O NÚMERO DE HOMICÍDIOS EM JANEIRO FOI
0 (ZERO)

A Nação Jurunense vem fazendo sua parte com dois grandes
delegados na linha de frente das ações da Polícia Civil,
o delegado Nilton Nogueira, no Jurunas e ....

Interior - A Segup vai instalar, ainda neste semestre, um Núcleo do Comando de Missões Especiais da Polícia Militar no município de Marabá, sudeste do Estado, para reforçar com tropas especializadas em missões de alta complexidade a segurança nas regiões sul e sudeste.


... e na Seccional da Cremação, com o delegado
Aldo Botelho da Seccional Cremação,
juntos vem reduzindo a criminalidade
na Nação Jurunense, em especial
no Jurunas e Cremação
 

O município de Itupiranga, que faz limite com Marabá, está sendo alvo de operações integradas das Polícias Civil e Militar. "Vinte traficantes de drogas já foram presos lá em pouco mais de um mês. E desde o início do ano apenas um homicídio foi registrado no local. Não vamos parar por aí. Nosso objetivo é intensificar cada vez mais a operação", disse o comandante geral da Polícia Militar do Pará, coronel Mário Alfredo Solano.
Números de homicídios em Belém
2007 - 496
2008 - 669
2009 - 649
2010 - 845
Janeiro de 2011 - 33
Fonte: Segup
Bruna Campos/Secom

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...