Total de visualizações de página

terça-feira, fevereiro 22, 2011

Socorristas do Samu 192 passam por novo treinamento de resgate médico





Por Fernando Rodrigo Diniz / Ascom Sesma Fotos: Adriano Magalhães
 Escalando paredões e saltando de plataformas de 14 metros de altura, socorrendo vitimas em desabamentos e incêndios ou presas em poços profundos e áreas alagadas, os socorristas do Samu192/Belém passaram no último sábado (19) por um complexo conjunto de treinamentos em medicina de resgate em uma fazenda, no município de Terra de Alta, nas proximidades de Castanhal.

 Contando com a cooperação e apoio técnico do Corpo de Bombeiros de Belém, os profissionais do Samu/Belém tiveram a oportunidade de aprender novas técnicas de atendimento e resgate, aperfeiçoando as que já conheciam, em um centro de treinamento especialmente criado e totalmente adaptado às necessidades de ocorrências especiais reais do dia a dia, pelo médico e diretor geral do Samu/Belém, José Guataçara.
Segundo José Guataçara sempre há uma grande expectativa na realização de treinamentos como este. %u201CEsta é apenas mais uma etapa do treinamento que é contínuo, até o inicio do mês de maio, todos os demais profissionais do Samu192/Belém já estarão treinados. E até o final de 2011, mais treinamentos acontecerão", informa o médico, destacando que em cada momento do treinamento todos são avaliados individualmente e como equipe, quanto ao desenvolvimento de técnicas, interesse, cooperação em equipe e comportamento.
O Samu/Belém é um referência nacional em resgates e atendimento e hoje é considerado o terceiro melhor Brasil.Para Guataçara essa posição de destaque é baseada no desempenho, interesse e dedicação dos profissionais nesses treinamentos e no trabalho do dia a dia."Acredito que falta muito pouco para sermos reconhecidos como a melhor equipe de resgate do país, uma prova disso,  é que vários de nossos profissionais foram convidados para prestar auxilio às vitimas das enchentes e desastres naturais no nordeste e no Rio de Janeiro no ano passado.%u201D, conclui.
Os mais de 30 socorristas do Samu192, acompanhados por membros da imprensa da capital que não apenas assistiram e cobriram o treinamento, mas também participaram das atividades a fim de compreender melhor como funciona o trabalho desenvolvido pelo Samu e sua realidade. Os comunicadores trabalharam de forma conjunta no resgate simulado de vítimas de acidentes de trânsito, presas em ferragem de carros e motociclistas acidentados.
Em uma sequencia das provas de treinamento, as equipes transportavam possíveis vitimas de acidentes em água, por mais de 50 metros dentro de um pequeno lago contando apenas com o trabalho em equipe e com uma maca flutuante, em outras provas os socorristas deveriam vencer o medo de altura e de confinamento para resgatar pacientes presos em locais altos, poços profundos, desabamentos e em ambientes com obstáculos diversos e perigosos.Em todos estes momentos os profissionais deveriam trabalhar em conjunto para a segurança da equipe e principalmente da vitima, pois para o Samu192/Belém, o bem estar do paciente deve estar antes de tudo.
 O secretário Municipal de Saúde (Sesma), Sérgio Pimentel, que acompanhou o inicio do treinamento em Terra Alta, agradeceu a todos profissionais do Samu/Belém o empenho por estarem participando do treinamento. %u201CSó tenho de agradecer a todos aqui por estarem dedicando um dia de seu tempo a este treinamento, pelo qual a Sesma tem tanto carinho, é por causa de profissionais tão dedicados e entregues ao seu dever que o Samu192/Belém hoje é considerado um dos melhores do Brasil. E eu posso dizer em nome da secretaria que faremos de tudo para corrigir os problemas que ainda temos e avançar cada vez mais melhorando sempre, para ganho da sociedade. %u201D, disse Pimentel.

Com mais de 13 anos de servindo ao Samu192/Belém, a enfermeira Mariana Salles é muito clara sobre a importância do profissional socorrista do Samu ser submetido a treinamentos como este. %u201CAlguns colegas de profissão, talvez por falta de conhecimento, questionam a necessidade de treinamentos como este, mas a meu ver, nestes 13 anos de vida que tenho dentro da família Samu, sei que é mais importante ter o conhecimento e não precisar usá-lo, do que precisar e não tê-lo. Com estes treinamentos melhoramos nosso físico e disposição, não somente isso, aperfeiçoamos também nossa postura profissional, como pessoa, grupo e conjunto, pois o meu trabalho depende do trabalho dos meus colegas, assim como o deles depende do meu. %u201D, afirma.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...