Total de visualizações de página

terça-feira, fevereiro 22, 2011

Seel libera pagamento da Programa Bolsa Talento

Os atletas do Programa Bolsa Talento, de incentivo à prática esportiva no Estado do Pará, já estão recebendo as parcelas referentes aos períodos de 16 de dezembro a 15 de janeiro que estavam atrasadas desde o final do ano passado. As próximas parcelas, que correspondem ao primeiro quadrimestre do exercício de 2011 só serão liberadas após a assinatura do termo de adesão disponibilizado pela Secretaria de Esporte e Lazer (Seel), gestora do programa, na manhã desta terça-feira, 22, após reunião realizada com os atletas.

De acordo com o secretário Christian Costa, o termo de adesão está acompanhado por um formulário de avaliação que a Seel vai utilizar para análise de resultados. A ideia é mudar a periodicidade da avaliação, de quatro para seis meses, além de criar mecanismos para melhorar o rendimento do programa Bolsa Talento.

Segundo Christian Costa, a Seel deverá criar medidas para agregar valor ao Programa como a disponibilidade de um laboratório de fisiologia do exercício, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), no município de Ananindeua, e uma rede de centros de aperfeiçoamento técnico, que seria aberta nos principais locais de treinamento dos atletas. Outra novidade seria ofertar planos de saúde e atendimento odontológico; "mas tudo isso está dependendo de negociações. As conversas estão avançando e nossa esperança é que tenhamos resultados positivos em breve", disse o secretário durante a reunião.

Sobre o reajuste no valor da bolsa, hoje estipulada em R$ 530,00, o secretário adiantou que não há como garantir alterações no orçamento do Programa. Afora isso, o indicador de reajuste ainda não foi definido pela Secretaria de Estado de Administração (Sead), conforme informou o professor Acácio Veloso. "O reajuste da bolsa acompanha o índice de reajuste do servidor, mas como são várias categorias, a Sead precisa definir qual destes índices seria o ideal para ser aplicado no Bolsa Talento", explicou Veloso.
Durante a reunião desta manhã, a Seel ainda adiantou a possibilidade de mudança no critério de indicação dos atletas realizado atualmente pelas federações. A proposta inicial é de que a Seel utilize os mesmos procedimentos do programa Bolsa Atleta, do Governo Federal, ao qual o postulante precisa comprovar documentalmente os resultados declarados na pauta de solicitação. "Não sabemos se este será o procedimento, mas estamos estudando a mudança para qualificar o programa estadual e dar justificativas à sociedade do gasto anual com o programa Bolsa Talento", disse Christian Costa. Atualmente, o Governo do Estado mantém 135 atletas com custo mensal de R$ 82.468,00.

Federações - As mudanças propostas pela Seel também devem atingir as federações desportivas do Estado. Duas reuniões já foram realizadas com representantes das entidades, nas quais foram esclarecidos alguns pontos da nova linha de pensamento da Secretaria de Esporte e Lazer. Os maiores destaques são a reativação do Conselho Estadual de Esporte, a criação do Fórum de associações esportivas e o ranking das federações.

O secretário Christian Costa disse que as alterações ainda estão na fase de apresentação e debates. "Queremos dinamizar as ações da Seel e de nossos parceiros. Queremos também melhorar a gestão e começar a mobilizar nossos parceiros, seguindo um modelo desenvolvido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que prioriza a qualificação para estas entidades aprenderem a solicitar recursos", destacou.
Ascom/Seel

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...