Total de visualizações de página

sexta-feira, fevereiro 25, 2011

Campanha combate a AIDS e DSTs no carnaval

Por Fernando Rodrigo Diniz %u2013 Ascom Sesma
Segundo o Ministério da Saúde na década de 1980, havia uma média de seis casos de AIDS entre homens para um caso em mulheres. Hoje, este quadro mudou drasticamente. Em 2010, estima-se que existam 1,6 casos da doença entre homens para cada um caso entre a população feminina. O que mostra o avanço da doença sobre as mulheres brasileiras.
Este ano, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) distribuirá 500 mil preservativos e orientar cerca de 50 mil foliões, em toda a rede municipal de Saúde de Belém, incluindo os balneários (Mosqueiro, Icoarací, Outeiro e Ilha de Cotijuba), terminais de embarque do Porto do Araparí e Rodoviário. Profissionais prestarão informações sobre as DST/AIDS e o uso correto dos preservativos masculinos e femininos, além da entrega de materiais educativos da campanha “O Melhor do carnaval é se prevenir”.
O projeto especial foi elaborado pelo Centro de Testagem e Aconselhamento da Sesma, contando até mesmo com um samba-enredo, que levará um bloco de carnaval para as ruas de Belém, com o objetivo de alertar os brincantes sobre os perigos e os principais cuidados na hora de se prevenir.
“No CTA Belém fazemos campanhas educativas e de prevenção durante todo o ano. Quem desejar, pode ir agora mesmo ao CTA Belém, que lá terá um atendimento adequado, receberá informações, instruções e se quiser pode até mesmo fazer um teste rápido para saber se possivelmente está contaminado com alguma DST, com toda a discrição, ou ligar 3241-7207 e ter maiores informações com nossa equipe de atendimento. Realizamos campanhas em épocas especiais como Dia da Mulher, Semana Mundial da Saúde e outros”, afirma a diretora do CTA Belém, Mara Rocha.
A campanha de carnaval envolverá as Unidades Municipais de Saúde e Casas Especializadas, tendo como público a população sexualmente ativa, especialmente as mulheres jovens na faixa etária de 13 a 49 anos.
Todos estes esforços tem o objetivo de estimular a adoção de práticas sexuais seguras entre a população em geral, diminuir a vulnerabilidade de jovens à infecção de doenças sexualmente transmissíveis, estimular a realização de testagem anti-HIV e Sifilis em mulheres, estimulando a mulher a conversar com seu parceiro sobre a sua sexualidade e diminuir o preconceito sobre o HIV e demais DSTs.
Programação do Bloco do CTA Belém
27/02/11 – 16h às 21h, na Aldeia Amazônica David Miguel, na Avenida Pedro Miranda. Bloco do CTA Belém, Banda de Fanfarra, Bateria de Agremiações Carnavalescas, Blocos Alternativos.
05 e 06/03/11 – a partir das 19h na Aldeia Amazônica David Miguel, na Avenida Pedro Miranda – Bloco CTA Belém e desfile de Agremiações Carnavalescas.
Números - De acordo com o Ministério da Saúde, os dados acumulados dos últimos 10 anos mostram uma predominância de mulheres na faixa de 13 a 19 anos com AIDS sobre o sexo masculino. E que resultados positivos para o HIV e outras DSTs estão relacionados, principalmente, ao número de parceiros. Ou seja, quanto mais parceiros, maior a vulnerabilidade a uma possível infecção. Os jovem são é os que mais solicitam preservativos junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), representando cerca de 40% da demanda.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...