Total de visualizações de página

segunda-feira, fevereiro 28, 2011

Mariana Belém na volta do projeto Parque Musical

A música paraense volta com força total na nova temporada do projeto Parque Musical, que acontece nesta quarta-feira, 2 de março, às 20h30, no Teatro Estação Gasômetro, e traz como convidada a cantora Mariana Belém, com participações especiais de Almirzinho Gabriel, Trio Manari e as cantoras Lívia Rodrigues e Juliana Sinimbú.
O projeto volta a ocupar o espaço do Teatro Gasômetro, que até pouco tempo estava com seu uso desvirtuado, sendo utilizado equivocadamente para eventos como casamentos e cultos religiosos. Segundo Leonardo Santos, atual diretor do teatro, "além do deterioramento físico, com muita ferrugem, vidros quebrados, mesa de som e um piano danificados, o Teatro Gasômetro também sofreu com a deterioração de sua essência", lamenta.
Hoje, o Teatro Estação Gasômetro busca recuperar a direção perdida, colocando em foco o uso do espaço como instrumento de divulgação e valorização da cultura regional. Assim, o projeto Parque Musical volta para fortalecer este elo com artistas nacionais e locais, valorizando a troca de experiência musical por meio de vertentes diferentes.
O projeto já reuniu no palco do Gasômetro grandes nomes da música brasileira como Lobão , Nelson Motta, Vitor Ramil , Lan-Lan e Nara Gil. Um dos encontros mais marcantes do Parque Musical foi a ultima apresentação do Mestre Verequete, que dividiu o palco com o gaúcho Vitor Ramil numa jam session que entrou para a história.
Mariana Belém
A cantora Mariana Belém, nascida em São Paulo, diz que se sente mais paraense do que paulista. Foi aqui que passou a infância brincando descalça na Praça da República, subindo em árvore no sítio dos seus avós, em Benfica, e comendo delícias regionais como maniçoba e tacacá. Seu primeiro CD foi gravado em Belém por meio da Lei Semear, mas esta será a estréia de Mariana em um show aberto para o grande público do estado. Ela não nega a sua felicidade de estar na terra: "Me sinto filha da terra, tenho paixão por tudo aqui, os cheiros, os sabores, as pessoas... Então, nem consigo colocar em palavras a minha emoção e felicidade de poder cantar aqui, com amigos queridos no palco, músicos e artistas que tanto admiro".
O espetáculo que apresentará em Belém será um pouco do show chamado "Projeto Árvore", onde canta e conta a história da música brasileira por meio da contribuição da sua família (os avós Raul Mascarenhas, pianista, e Carminha Mascarenhas, cantora do rádio, e os pais Fafá de Belém e Raul Mascarenhas, saxofonista). O show também é uma prévia do CD 'Eu, Mariana', onde canta músicas de compositores paraenses como Ronaldo Silva, Ivan Cardoso e Almirzinho Gabriel.
Mariana Belém, que completa uma década de carreira este ano, estará lançando oficialmente seu CD no 2° trimestre, aproveitando o momento de ascensão da voz feminina no cenário atual da Música Popular Brasileira. "Amo Maria Gadú e Roberta Sá. Acho uma pena que o Brasil ainda não conheça a música paraense moderna, como as cantoras Juliana Sinimbú, Lia Sophia e Lívia Rodrigues, de quem tanto gosto, e que merecem reconhecimento nacional".
No dia seguinte ao show do Projeto Musical no Gasômetro (na quinta, 3 de março), Mariana Belém recebe a faixa de Rainha dos Artistas num baile de carnaval que acontece na cidade. O lançamento oficial do CD 'Eu, Mariana', antecipa, acontecerá provavelmente em abril próximo, com um grande show em Belém e outras três cidades do Pará.
A próxima edição do projeto Parque Musical acontecerá no mês de julho, e a partir daí será mensal. O show que acontece nesta quarta-feira tem direção musical de Adelbert Carneiro e iluminação de Nando Lima.
Serviço: Projeto Parque Musical apresenta Mariana Belém. Quarta-feira, 2 de março às 20h30 no Teatro Estação Gasômetro. Ingressos na bilheteria do Teatro local. Informações: 4009 8720.
Augusto Pacheco - Ascom/Secult

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...