Total de visualizações de página

sexta-feira, fevereiro 25, 2011

Santa Casa chega aos 361 anos com cinco mil atendimentos por mês


A Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará completou 361 anos nesta quinta-feira (24) com muitas conquistas e desafios pela frente. O hospital eleito Amigo da Criança pelo Ministério da Saúde e que hoje é o maior centro de neonatologia do Brasil é marcado pela grandeza e complexidade dos serviços que oferece. São mais de cinco mil atendimentos e 500 partos por mês, de pessoas vindas de todos os cantos do Estado. O sentimento, no dia do aniversário, é de festa e compromisso para melhorar o atendimento prestado à população.

A programação começou, logo cedo, pela manhã, com missa em ação de graças na capela Nossa Senhora Mãe de Misericórdia. Em seguida, os servidores assistiram a uma apresentação do Coral Saúde e Vida, formado há doze anos por um grupo de 30 funcionários do hospital. No repertório, três canções: "Flor do destino", de Nilson Chaves, "Esse rio é minha rua", de Paulo André Barata, e "Canta, Brasil", de Alcyr Vermelho.

Depois da apresentação do coral, os servidores assistiram às palestras "Risco ocupacional e saúde do trabalhador", da especialista em medicina do trabalho Célia Soares Koury; e "Programa de prevenção de riscos ambientais", proferida pelo engenheiro de segurança do trabalho Paulo Gama. Os festejos pelos 361 anos da Santa Casa continuam nesta sexta-feira (25), quando os oito servidores mais antigos da fundação receberão homenagem pelos serviços prestados à população. Mais palestras e atividades culturais compõem a programação de aniversário do hospital.

Importância - A presidente da Santa Casa, Maria do Carmo Lobato, lembrou que a história da fundação se confunde com a da própria cidade de Belém. "Este hospital é a mais antiga instituição de saúde do Norte do Brasil. Ele nasceu na praça Guajará, próximo à rua Santo Antônio. De lá para cá, viu muitos avanços e desafios. Foram, sem dúvida, mais conquistas do que problemas", avalia. "Hoje somos referência em obstetrícia e neonatologia, fruto de um trabalho de muitos anos ajudando crianças a virem ao mundo", completou.

Maria do Carmo Lobato disse que o hospital, a exemplo do que acontece em diversos órgãos do Estado, passa por um levantamento que vai aferir necessidades emergenciais e de investimento. "Esta nova gestão é muito sensível às questões da saúde. Temos total apoio do governador Simão Jatene para tocar os programas atualmente em execução e iniciar um trabalho de modernização, que é fundamental para que continuemos atendendo a comunidade de maneira satisfatória", continua.

A Santa Casa de Misericórdia foi fundada no Pará em 1650, seguindo o exemplo da Irmandade da Misericórdia de Lisboa (Portugal). A atual Fundação Santa Casa funciona onde, em 1900, foi inaugurado pelo então governador José Paes de Carvalho o Hospital da Caridade da Santa Casa de Misericórdia do Pará, no bairro do Umarizal.

Em 1990, cem anos após a primeira intervenção do Poder Público, o então governador Hélio Mota Gueiros assinou e publicou a Lei Complementar nº 3/1990, de 26 de abril, autorizando o Poder Executivo a transformar a Santa Casa em Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, com autonomia administrativa e financeira. Ainda em 1990 foram sancionadas as Leis 8.080 e 8.142, que regulamentam o Sistema Único de Saúde (SUS), criado pela Constituição Federal de 1988. A Santa Casa passou a atender pacientes do SUS, assegurando o acesso universal e igualitário à população.

A Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará é hoje um hospital geral que, além de desenvolver atividades voltadas à assistência, atua nas áreas de ensino, pesquisa e vigilância à saúde, e ainda desenvolve programas prioritários, como os de atendimento às Vítimas de Escalpelamento (Paives) e às Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Sexual (Pró-Paz), entre outros.
QUADRO
A Santa Casa em números
- São 371 leitos no total, distribuídos pelas unidades de obstetrícia, neonatologia, clínica médica, clínica cirúrgica e pediatria
- O hospital tem 107 leitos neonatais, o maior número do Brasil
- Mais de 80 profissionais trabalham apenas na maternidade
- São 2.483 servidores, divididos em mais de 30 setores
- Uma média de 500 partos é feita por mês
- O hospital faz mais de 5 mil atendimentos mensais
- O Coral Saúde e Vida existe há 12 anos e reúne 30 funcionários
- Pelo menos seis bebês nasceram na Santa Casa neste dia 24/02
- Pelo menos 5 programas fazem o hospital ser referência na área
- Há 7 ambulatórios específicos para cada tipo de público
Luiz Carlos Santos/Secom

 Bebês nascidos no aniversário
da Santa Casa recebem presentes
A Santa Casa de Misericórdia do Pará, que está comemorando esta semana seus 361 anos, continua em festa. A maternidade do hospital, uma das maiores do país, foi palco no final da manhã desta sexta-feira (25) de uma programação bem especial. Vinte e duas crianças que nasceram no dia do aniversário do hospital foram presenteadas com um kit infantil.
A entrega feita pelos palhaços Feijão, Aurora e Baru do Laço, da companhia Palhaços Trovadores, nas enfermarias materno-infantis. Jacirene Borges, de 24 anos, que teve gêmeas nesta quinta-feira, se disse surpresa com o tratamento oferecido para ela e suas bebês, "falavam mal do serviço da Santa Casa, mas depois que eu vim ter as minhas filhas aqui o meu conceito subiu muito e ainda me deram presentes para as duas, estou muito satisfeita", agradeceu Jacirene.
Para a psicóloga Jacilene Casseb, uma das participantes da coordenação da programação de aniversário da Santa Casa, é fundamental promover estas atividades, uma vez que essa integração estreita os laços entre paciente e servidor e promove a alegria numa data tão importante para todos que atuam efetivamente no hospital. Participaram do ato de distribuição de presentes às crianças, diretores, gerentes, voluntárias e servidores.
Ascom / FSMPA

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...