Total de visualizações de página

sexta-feira, março 04, 2011

Carnaval: COSANPA regulariza o abastecimento de água da orla do Mosqueiro

Os proprietários de barracas da orla do Chapéu Virado e Farol, no distrito de Mosqueiro, receberam a visita de uma equipe de técnicos da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) em mais uma ação de conscientização e combate ao desperdício de água tratada deslanchada pela Cosanpa ilha.

A mesma água que é utilizada para o preparo dos alimentos servidos aos veranistas, também estava sendo usada para o banho e pelos lavadores de carros, sem o controle dos estabelecimentos. É necessário esclarecer à população que a água para consumo humano, distribuída pela Cosanpa, tem um alto custo de produção.
Atenta ao uso abusivo e aos índices de inadimplência que beiravam os 80% entre os barraqueiros da orla, a distribuidora desativou a rede antiga, cuja tubulação passava em baixo das barracas, na avenida Beira Mar, substituindo-a por uma rede de abastecimento nova, com hidrômetros, para medir o consumo exato de cada barraca.
Os comerciantes agora vão pagar apenas o que o relógio marcar. O serviço foi concluído antes do Carnaval, período em que Mosqueiro recebe um grande número de visitantes e foliões. Os barraqueiros que não regularizarem a situação poderão ficar no prejuízo.

Os técnicos de engenharia, a equipe da assessoria comunitária e os responsáveis pela regularização de débitos passaram boa parte da semana no distrito distribuindo folders informativos, esclarecendo dúvidas dos comerciantes e também negociando as contas em débito. Segundo a coordenadora da Assessoria Comunitária, Lene Oliveira, a ação da Companhia foi bem recebida pelos trabalhadores da orla.
Um dos grandes vilões do desperdício de água tratada que, facilmente pode ser detectado, são os chuveiros abertos ininterruptamente nas barracas. Eles figuram como um "serviço" oferecido gratuitamente pelos comerciantes aos veranistas.
O proprietário da barraca "Balanço do Mar", Antônio Cabral, quer fazer a sua parte para evitar o uso irracional da água, sem perder o cliente. "Tomar banho pode, só não pode é deixar a torneira do chuveiro aberta, jorrando água sem controle quando acabar", afirmou. "Vou ficar de olho e acredito que não vou ter problema nenhum com o novo sistema", concluiu Cabral.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...