Da Redação
Agência Pará de Notícias
"A harmonia entre os três poderes é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna", destacou o governador Simão Jatene na noite de sexta-feira (18), ao se pronunciar na solenidade de posse do novo procurador Geral do Ministério Público do Estado do Pará, Antonio Eduardo Barleta de Almeida.
O evento, realizado no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, reuniu diversas autoridades do judiciário paraense e de outros Estados, como o presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, César Bechara Nader Mattar Júnior, e o presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Pará, Samir Dahas, além do senador Flexa Ribeiro e de deputados estaduais.
Ao encerrar a cerimônia, Simão Jatene agradeceu a oportunidade de participar do evento, definindo o convite como uma manifestação de respeito ao povo do Pará. Ele ressaltou a missão do Ministério Público: defender os direitos dos cidadãos em um país onde as desigualdades sociais são grandes.
Desafio - "Essas desigualdades na Amazônia tomam uma proporção gigantesca. Por isso, acredito que a missão de vocês é um grande desafio", frisou. Simão Jatene pediu aos procuradores e promotores de Justiça que aceitem o governo do Estado como parceiro na grande jornada de tentar reduzir a pobreza e as desigualdades sociais. "Peço aos senhores que nos fiscalizem. O Estado não é monolítico, não é homogêneo. Nos ajudem, pois a transparência na administração pública protege os governantes", declarou.
O procurador Geral Antonio Barleta substitui Geraldo de Mendonça Rocha, que esteve à frente do Ministério Público estadual por dois mandatos consecutivos. Barleta presidirá o MP no biênio 2011-2013.
O procurador Geral de Justiça é o mais alto cargo da administração superior do Ministério Público. É escolhido em eleição direta pelos membros, quando é formada uma lista tríplice com os mais votados. A escolha final cabe ao governador do Estado. Podem se candidatar somente integrantes do Colégio de Procuradores de Justiça.
Janise Abud - Secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário