O segmento feminino atendeu a campanha de doação de sangue que o Hemopa promoveu no dia 19 de março em homenagem alusiva ao Dia da Mulher, que resultou em 176 comparecimentos e 147 coletas, superando a média de 70 comparecimentos em sua rotina. "Mulher, sua beleza se traduz em seus atos, doe sangue" foi o tema da mobilização para incentivo da participação do sexo feminino no processo da doação de sangue e cadastro de doação de medula óssea na hemorrede estadual.
Durante todo o dia, as doadoras foram recepcionadas com rosas naturais, assistiram apresentação do Coral de Vozes do Movimento Familiar Cristão. O hemocentro ofereceu ainda serviços de beleza e lanche especial. A ação estratégica contou com a parceria da Força Sindical Secretaria da Mulher, Cruz Vermelha Brasileira/PA, Associação de Mulheres de Belém.
Após apresentação do Coral, a coordenadora do Movimento Familiar Cristão, Felicidade Deoclécia de Souza Silva, exaltou a campanha. "Nossa entidade existe há 45 anos. No Pará temos cerca de 45 membros atuantes na promoção da saúde e do bem estar dos mais carentes. É um imenso prazer ter o Hemopa como mais um parceiro em favor da vida", observou.
A coordenadora da Força Sindical, Clara Maria Borges, agradeceu o convite para participar dessa ação. "Temos um grande carinho pelos serviços desenvolvidos no Hemopa que pode contar conosco em todas as suas ações", comentou, ressaltando a importância do apoio de alunos do curso de Técnico de Enfermagem DNA, através da coordenadora pedagógica Sandra Francinete. A campanha de doação de sangue em homenagem à mulher também contou com voluntariado do Movimento Fiel Belém - composto por torcedores do time do Corinthians.
Bastante satisfeita com o resultado da campanha, a gerente de Captação de Doadores, a assistente social Juciara Farias, afirmou que as mulheres têm as mesmas condições físicas para doar sangue que os homens. Os únicos impedimentos temporários são no período gestacional e de amamentação. Ela lançou o convite para todas as mulheres potencialmente doadoras agendarem doações pelo menos duas vezes ao ano.
Quem pode doar sangue: Qualquer pessoa saudável, com idade entre 18 e 65 anos e portador documento de identidade original e com foto. Com a doação são realizados exames para diversas doenças, entre elas: Aids, Sífilis, Doença da Chagas, Hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sanguínea. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses. Para doar sangue não é preciso estar em jejum. O doador deve estar bem alimentado. O Hemopa está situado na travessa Pe. Eutíquio, 2109. Maiores informações pelo fone: 08002808118 ou 32429100.www.hemopa.pa.gov.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário