Total de visualizações de página

sexta-feira, março 18, 2011

Servidores do CTA recebem homenagem na Alepa pelos 15 anos de trabalho

Por Texto: Renata Reis

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) completou 15 anos de atividades, nesta sexta-feira (18). Desde a instalação do sistema computadorizado, em 2002, o CTA Belém já registrou mais de 70 mil atendimentos, entre diagnósticos clínicos e epidemiológicos, prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/AIDS) e hepatites virais. Para celebrar o aniversário de fundação do Centro, os funcionários receberam uma homenagem no auditório da Assembléia Legislativa na tarde de hoje.
Durante o evento, todos os funcionários do centro receberam certificados de homenagem pelos serviços prestados a população e os cinco servidores mais antigos receberam uma placa de agradecimento pelo trabalho dedicado ao CTA.
A assistente social, Marilda Oliveira, funcionária mais antiga que trabalha há 13 anos no Centro, apresentou em slide a história do CTA, exaltando os avanços alcançados no decorrer dos anos. “Durante esses 15 anos de trabalho comemoramos avanços significativos no que diz respeito a prevenção, informação e conscientização da população sobre as DSTs, além disso também avançamos bastante no que diz respeito a parte técnica”, afirmou Marilda.
Os servidores do Centro foram homenageados por categoria profissional, sendo cada categoria representada por um servidor. Além dos servidores, participaram da homenagem ONGs parceiras, autoridades e parceiros privados. A primeira gerente do CTA, Natércia Barros, também prestigiou o evento.
Segundo Mara Rocha, coordenadora do CTA Belém, o número de pessoas que procuram o Centro para a realização de exames e orientações vem crescendo desde 2002, principalmente entre os homens. “Em 2002 foram 2042 atendimentos realizados a homens. Já em 2010 esse número subiu para 9110. E até 15 de março deste ano já foram atendidos 1195 homens. Esses números mostram um aumento de procura bastante significativo, o que mostra que o nosso trabalho de orientação está contribuindo para o aumento da demanda e a diminuição do preconceito e do medo em procurar atendimento”, explica.
Porém, o número de mulheres que procura atendimento no CTA ainda é bem maior do que o número de homens. De 2002 a 2011, 52251 mulheres foram atendidas no Centro, dentre elas 28402 gestantes. O número de exames de HIV positivo entre mulheres também é bem menor em relação aos homens. De 2002 a 2001, 1615 mulheres foram diagnosticadas como HIV positivo, entre elas 134 gestantes. No mesmo período, o número de homens positivo foi de 2067, dos 18348 que realizaram o exame no CTA. “As mulheres se preocupam mais com a sua saúde e se cuidam mais. Homens não têm essa mesma preocupação, mas estamos tentando mudar essa mentalidade”, afirma Mara.
Serviço - O CTA funciona na Trav. Padre Eutíquio, n. 555 próximo a Praça da Bandeira.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...