Total de visualizações de página

sábado, abril 30, 2011

O paraense Lyoto Machida e José Aldo vencem no UFC 129

TORONTO, ON - CANADÁ (O REPÓRTER) - Mais de 50 mil pessoas lotaram o estádio Rogers Centre para acompanhar um evento emocionante. O UFC 129 teve direito a duas lutas que valeram cinturão.
No combate principal, o canadense Georges St-Pierre venceu o americano Jake Shields e manteve o cinturão dos meio-médios.
Antes, o brasileiro José Aldo teve que suar para derrotar Marck Hominick para segurar o título dos penas. E Lyoto Machida aposentou Randy Couture com um belo chute frontal.
St-Pierre X Shields: Os dois primeiros assaltos foram de total domínio de St-Pierre. Apesar de não ter havido grandes emoções, o canadense conseguiu controlar a situação no combate de pé. No entanto, o publico não gotou e vaias chegaram a ser ecoadas no estádio.
Foi só no quarto assalto que a luta começou a esquentar. St-Pierre aplicou um golpe na orelha de Shields, que acabou indo para o chão. Nesse momento, os dois lutadores apresentaram sangramento.
O último round terminou em um combate franco de pé, com St-Pierre dominando as ações da luta. Dessa vez, o público aplaudiu o desempenho do canadense e o júri reconheceu a vitória.
Aldo X Hominick: José Aldo procurou o chão várias vezes durante o primeiro assalto. No entanto, o canadense quase deu uma chave de braço no brasileiro. Mas Hominick chegou a sangrar durante a luta com Aldo.
O segundo assalto teve direito a vários momentos no combate em pé. O sangramento de Hominick era evidente, mas o canadense  chegou a tomar iniciativa na luta. Por sua vez, Aldo levou pro chão mais uma vez, passando a dominar todas as ações.
O combate seguiu em pé no terceiro assalto com boas trocas de golpes entre os dois lutadores. O melhor momento foi no final, quando Aldo aplicou uma série de golpes que quase nocautearam o canadense. O round terminou na luta de solo.
Hominick mostrava que não ia perder tão facilmente. O canadense resistiu mais uma vez aos golpes de Aldo no quarto asslato. O rosto de Hominick ficou inchado, com um coágulo na testa. Chegou a ter uma parada médica, mas o canadense quis continuar e ele se manteve até o fim do round.
No intervalo do quarto para o quinto round, o médico novamente avaliou a situação de Hominick que deu condições de luta para o canadense.
Hominick foi para o tudo ou nada no último assalto e dominou os momentos finais da luta. O canadense conseguiu segurar Aldo no combate de chão e mandou vários golpes até a luta acabar. No entanto, Aldo se saiu vencedor por decisão do júri, mantendo o cinturão dos penas.
Machida X Couture: O início da luta entre Machida e Couture foi bem estudado. O brasileiro conseguiu encaixar alguns golpes em pé, enquanto o americano procurou empurrá-lo para as grades.
Foi no segundo assaçto que veio a grande surpresa. Machida aplicou um belíssimo chute frontal no mesmo estilo da vitória de Anderson Silva em cima de Vitor Belfort. Couture foi nocauteado em sua última luta da carreira.

Vigília para lembrar João Paulo II reuniu 200 mil pessoas em Roma


Depois da vigília, fiéis se dirigiram
a oito igrejas que ficarão abertas.
Cerimônia de beatificação começa
 às 4h (horário de Brasília).

Da EFE
Fiéis se preparam para passar a noite nos arredores
do Vaticano às vésperas da beatificação de João Paulo II (Foto: AP)
Em uma noite que lembrava as grandes vigílias presididas por João Paulo II, cerca de 200 mil pessoas se reuniram neste sábado no Circo Máximo de Roma para homenagear o papa Karol Wojtyla, que neste domingo será proclamado beato.
"Ele já era santo em vida", afirmou emocionado Joaquín Navarro Valls, o espanhol que durante 22 anos foi seu porta-voz e que neste sábado, ao lado do antigo secretário particular Stanislaw Dziwisz, homenageou Wojtyla junto a dezenas de milhares de fiéis de vários países.
Navarro definiu a vida de João Paulo II como "uma obra prima" e afirmou que mostrou aos jovens o "significado do amor".
Já Stanislaw Dziwisz revelou que só viu o papa polonês bravo duas vezes. A primeira foi em Agrigento, sul da Itália, quando levantou a voz contra a máfia e a outra durante um angelus no Vaticano nos dias anteriores à primeira guerra do Iraque.
Fiéis se reuniram no Circo Máximo de Roma para
 homenagear o Papa que neste domingo será
 beatificado (Foto: Antonio Calanni/ AP Foto)

"Digo não à guerra, ela não resolve nada. Eu vivi a guerra e sei o que é", afirmou João Paulo II, cujas palavras foram recordadas por seu secretário e atual cardeal da Cracóvia (Polônia), que acrescentou: "Ele tinha razão, aquela guerra não resolveu nada".
A vigília também contou com o discurso da freira francesa Marie Simon Pierre, de 51 anos, cuja cura do Mal de Parkinson que sofria, de maneira inexplicável para a ciência, abriu as portas para a beatificação de Karol Wojtyla. A religiosa destacou sua "humildade, força e coragem", bem como seu "exemplo para aceitar o sofrimento".
"João Paulo II estava junto dos fracos, dos pobres, dos pequenos. Era um defensor da vida, da família, da paz", disse a freira, que fez um apelo para que a França não perca as raízes cristãs.
O vigário de Roma, Agostino Vallini, afirmou que da vida de Wojtyla "aprendemos o testemunho da fé, uma fé arraigada e forte, livre de medos e de compromissos, coerente até o último suspiro, forjada pelas provações, o cansaço e a doença".
Apesar da chuva que caiu durante a tarde, os fiéis encheram o Circo Máximo, iluminado com dezenas de milhares de velas trazidas pelos participantes.
A vigília começou com um vídeo do ano 2000 de João Paulo II durante a Jornada Mundial da Juventude de Roma e prosseguiu com o canto de "Jesus Christ you are my life", interpretado pelo Coro de da Diocese de Roma e da Orquestra do Conservatório de Santa Cecilia
Em seguida, foi feita uma conexão com cinco santuários aos quais o papa era muito ligado: o de Nossa Senhora de Guadalupe, no México; Fátima em Portugal; Lagniewniki na Polônia, Kawekamo-Bugando na Tanzânia e Notre Dame do Líbano.
"Se vê, se sente, o papa está presente", cantaram os milhares de fiéis reunidos no santuário mexicano.
A vigília foi dividida em duas partes. A primeira, a "Celebração da Memória", começou com uma procissão de 30 jovens romanos com tochas que homenagearam a imagem de Maria Salus Populi Romani, a patrona de Roma, presente no ato, seguida pelos discursos de Navarro Valls, Marie Simon Pierre e Dziwisz.
A segunda parte foi a "Celebração dos Mistérios Luminosos do Santo Rosário", que foram introduzidos por João Paulo II durante seu Pontificado. O rosário foi recitado em conexão direta com os santuários aos quais Wojtyla era relacionado.
Em Guadalupe as orações foram pela esperança e a paz dos povos, em Fátima, pela Igreja; em Lagniewniki, pelos jovens; em Kawekamo-Bugando, pela família; e em Notre Dame do Líbano, pela evangelização.
Ao final, o papa Bento XVI deu a bênção apostólica do Vaticano.
Depois do encerramento da vigília, os fiéis se dirigiram a oito igrejas de Roma que ficarão abertas por toda a noite na chamada "Notte bianca di preghiera" (noite branca das orações).
Às 5h30 do horário local (meia-noite de Brasília) deste domingo, será aberto o acesso à Praça de São Pedro, onde às 10h (5h de Brasília) começará a cerimônia de beatificação, presidida por Bento XVI.

Comunidades do Guamá e Terra Firme ganham o primeiro Polo Pro-Paz nos Bairros


Um espaço abandonado, com quadras poliesportivas sem uso, uma piscina olímpica parada e uma área imensa sem qualquer utilidade. Era esse o cenário do Campus III da Universidade Federal do Pará no Guamá até dois meses atrás. Agora quem entra na área tem uma visão completamente diferente. Resultado de uma iniciativa do Governo do Estado, o espaço passou a abrigar, a partir deste sábado, 30, o primeiro polo do projeto Pró-Paz nos Bairros, destinado promover uma cultura de paz principalmente entre crianças e jovens que vivem em comunidades carentes.
O lançamento oficial do programa foi feito pelo governador Simão Jatene e pelos coordenadores do Grupo Gestor do Pró-Paz, Izabela Jatene e Simão Bastos. Secretários de Estado, representantes dos poderes Executivo e Legislativo, além de senadores e deputados, também prestigiaram o evento. Na ocasião, foi lançado ainda o Pró-Paz Cidadania, que ofereceu ao público presente uma série de serviços gratuitos como cortes de cabelo, emissão de documentos e atendimento médico e odontológico.
O Polo Pró-Paz da UFPA atenderá as comunidades dos bairros da Terra Firme e do Guamá. O espaço conta com três quadras poliesportivas, duas quadras de areia, piscina, salas de aula e ambientes alternativos. Nele crianças, jovens e adultos na faixa etária entre 8 e 18 anos, vão participar de atividades que envolvem a música, dança, cultura e esporte. “Queremos oferecer aos jovens e crianças opções de lazer fora do horário da escola, evitando, dessa forma, que eles fiquem ociosos. Por isso decidimos adaptar esse espaço, que agora está adequado para recebê-los. Aqui eles vão poder brincar, aprender e crescer, a partir de uma formação cidadã, igualitária, e não marcada pelo abandono e pela violência”, disse Izabela Jatene.
Ainda segundo Izabela, o Polo Pró-Paz UFPA servirá como modelo para os mais dez que deverão ser implantados, ainda este ano, pelo Governo do Estado em outros bairros de Belém. “Daqui a dois meses lançaremos o próximo pólo, que será na Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA”, garantiu.
Todas as atividades serão oferecidas aos participantes pelo governo, através de parcerias feitas com as Secretarias de Estado de Esporte e Lazer (Seel), Educação (Seduc), Segurança Pública (Segup) e Universidade Federal do Pará (UFPA). Profissionais destes órgãos serão cedidos para ministrarem cursos, palestras, aulas e outras atividades. “Esse programa não tinha qualquer chance de existir se fosse uma iniciativa só do governo. Para construirmos uma cultura de paz, precisamos do apoio e da união de todos. O Pró-Paz não é do estado, é da sociedade paraense que não se contenta e não se acomoda diante dos desafios”, enfatizou o governador.
Inscrições - Para participar do programa, é necessário que a criança ou o adolescente, resida em um dos dois bairros atendidos pelo Pró-Paz UFPA. Até a manhã deste sábado, 640 inscrições já haviam sido feitas e o número não parava de aumentar. Todos os uniformes distribuídos para quem já havia feito seu registro foram confeccionados pelos egressos do Sistema Penal do Pará que trabalham na Fábrica Esperança.
As atividades acontecerão de segunda a sexta, no horário de 8h as 18h. Aos finais de semana a programação será definida junto com a comunidade. A manutenção e a segurança do espaço serão de responsabilidade do próprio governo e da Universidade Federal do Pará.
Pólo surge como opção de lazer para
crianças de comunidades carentes
Mãe de Vitória, 8, e Vitor, 9 anos, a dona de casa Michele Melo terá uma preocupação a menos a partir de agora. “Nós moramos na beira da pista, na Perimetral, e lá eu não posso deixar meus filhos brincarem porque é muito perigoso. Agora é diferente, eles terão um espaço maravilhoso para brincarem”.
Michele estava tão entusiasmada com a criação do Polo Pró-Paz que foi a primeira pessoa a fazer a inscrição. “Meus filhos foram os primeiros inscritos no programa. Eu sempre sonhei com um espaço desses para eles e este sonho se tornou real”, afirmou. Para completar a alegria da dona de casa, os filhos receberam, das mãos do governador, o uniforme do programa.
Os Escoteiros do grupo Guoparque, do bairro do Guamá, também aguardavam pela nova opção de lazer. “Vamos poder fazer nossas práticas de escotismo aqui nesse lugar, que ficou perfeito. Esperamos acampar muito por aqui”, disse Rafael Pereira, líder do grupo.
Arte e dança – Após a inauguração, o governador fez questão de conhecer todos os espaços do Polo Pró-Paz e de questão de cumprimentar as pessoas que já fazem parte do programa. Meninos do grupo de dança “Soul File”, do bairro da Terra Firme, fizeram uma performance de Hip-Hop para o governador, que atpe tentou arriscar alguns passos, mas preferiu mesmo apreciar a habilidade dos jovens.
O grupo, que antes não dispunha de espaço para ensaiar as coreografias, a partir de agora terá o Polo Pro-Paz a sua disposição. “Tínhamos que ensaiar de qualquer jeito, na rua. Agora tudo vai ficar melhor, pois teremos um local para chamar de nosso”, disse Edson Souza. Jovens que praticam a arte da grafitagem também deram uma pequena mostra ao governador do trabalho que produzem.
Bruna Campos/Secom

Helio Franco e Duciomar Costa fazem reivindicações ao Ministério da Saúde

O secretário de Estado de Saúde, Helio Franco (C), e o prefeito de Belém, Duciomar Costa (D), estiveram no Ministério da Saúde, nesta quinta-feira, 28, em busca de soluções para os principais problemas que afligem os serviços de Saúde Pública no Pará. Eles foram recebidos pelo assessor especial do ministro, Edson Oliveira, pelo diretor de Monitoramento e Avaliação, Paulo de Tarso Ribeiro de Oliveira, pelo assessor da Coordenação Nacional de Atenção Básica, Nilvio Lermen Júnior, e pela consultora da Coordenação Nacional de Média e Alta Complexidade, Maria Ângela de Avelar Nogueira. Também estiveram presentes a diretora de Desenvolvimento e Auditoria dos Serviços de Saúde da Sespa, Círia Pimentel, e o secretário adjunto de Saúde de Belém, Marcos Alvarez.

FOTO: DIVULGAÇÃO-AG PARÁ

Servidor público tem motivos para celebrar o Dia do Trabalho

A remuneração dos servidores passou por melhorias. Os funcionários do Estado já receberam, no contracheque referente ao mês de abril, um aumento salarial de 6,31%, como primeira parte de um acordo entre o governo do Estado e os representantes do funcionalismo, ainda em curso.

FOTO: ELISEU DIAS/ ARQUIVO AG. PARÁ

A comunidade compareceu na UBS do Jurunas para realizar exames em gerais inclusive cataratas

Na foto, uma bela equipe atendendo a todos que foram a UBS do Jurunas: dra. Rita Coutinho, dr. Paulo Fernandez, Sandra Branco, a diretora da UBS do Jurunas, dra. Lena Vieira;
 dr. Jisu Sismando, Shyrlei e a sra. Helena Fernandez
A parceria entre o Governo Federal, o Governo do Estado, a Prefeitura Municipal de Belém, o Centro de Oftalmológico de Belém (COB) e demais clínicas conveniadas com a Prefeitura de Belém, realizaram durante o dia de hoje, um grande mutirão da saúde que foi desde exames laboratoriais, medição de pressão arterial.
Um dos exames bastante concorrido pela comunidade foi o da averiguação de carne crescida e catarata. Coube ao dr. Paulo Fernandez, examinar um grande número de pessoas. Caso necessário para cirurgias serão encaminhadas para o COB que fica na Av. Padre Eutíquio entre Fernando Guilhon e Timbiras, no bairro de Batista Campos. Para a comunidade que se fez presente aos exames, só em saber que as cirurgias serão feitas dentro da própria Nação Jurunense, já era bastante gratificante, disse a sra. Maria José, uma das atendidas na manhã de hoje.
O próprio dr. Paulo Fernandes, a medida adotada pelo Prefeitura de Belém, em atender a comunidade dentro de seus próprios domínios, foi uma decisão inteligente. “Essa comunidade precisa realmente de todo nosso apoio”, declarou o dr. Paulo Fernandez.
Na Unidade Básica do Jurunas, a Dra. Lena Vieira, diretoria daquela UBS se declarava feliz em ver a comunidade participando ativamente. “É um sinal de que estamos correspondendo aos anseios no tratamento de sua saúde”. No setor de medição de pressão, o atendimento era tranquilo, mas estamos aqui até o final da tarde para bem atender a todos, declararam as atendentes.






Sesma deu continuidade a
Campanha de Combate a Catarata
Por Renata Reis (Ascom / Sesma)
Continua neste sábado,30, o mutirão de Combate à Catarata promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).Os bairros beneficiados serão Jurunas, Outeiro, Sacramenta, Águas Lindas, Paraíso dos Pássaros, Guamá, Fátima e Tapanã. O atendimento a população acontece nas Unidades Municipais de Saúde dos bairros no horário de 8h as 12h. No decorrer da semana, o atendimento continua nessas Unidades, para que toda a população do bairro seja beneficiada com atendimento e diagnóstico oftalmológico. Os casos cirúrgicos serão encaminhados gratuitamente para as clínicas conveniadas.
Somente no dia 26 de fevereiro, primeiro sábado em que a campanha foi realizada nos bairros da Marambaia e Terra Firme, cerca de três mil pessoas foram atendidas. Desses atendimentos 159 pessoas foram triadas para realizar a cirurgia de catarata e 126  para a cirurgia de pterígio (carne crescida). De acordo com o secretário municipal de Saúde, Sérgio Pimentel, estima-se que pelo menos 46 mil pessoas de Belém tenham catarata. O objetivo da campanha é diminuir este índice disponibilizando aos pacientes a cirurgia a laser de retirada da patologia.“Estamos trabalhando em forma de mutirão para atender o maior número de pacientes. A nossa meta é expandir a campanha para as outras Unidades Municipais de Saúde”, informou o titular da Sesma.
A Secretaria está montando um cronograma de atendimento nos outros bairros para atendimento a população com o mutirão de combate a catarata. Numa primeira etapa é feita uma triagem em todos os bairros da capital, de pessoas que apresentam a doença para direcionamento à cirurgia e ao tratamento da catarata. A triagem é realizada em pessoas com mais de 48 anos de idade, conforme preconiza o Ministério da Saúde. Segundo dados de médicos especialistas do Hospital de Clínicas da Universidade de São Paulo (USP), 30% da população acima de 48 anos apresentam problemas de catarata.
 Durante o mutirão também são realizadas palestras explicativas sobre a doença, além de exames clínicos para confirmação dos candidatos à cirurgia. O agendamento da operação é feito em seguida ao diagnóstico. Os interessados devem procurar uma das duas Unidades Municipais de Saúde, munidos de carteira de identidade, para serem orientados e atendidos pelos médicos oftalmologistas e após a avaliação, dar continuidade ao tratamento mediante a avaliação médica.
A Campanha de combate à catarata não tem previsão de término. A campanha se estenderá enquanto houver pessoas interessadas no tratamento, pois o objetivo é atender toda a demanda do município de Belém.


Governador inaugura primeiro pólo do Pró-Paz nos Bairros


Entra em funcionamento neste sábado, 30, o primeiro pólo do programa Pró-Paz nos Bairros, uma das principais ações do governo do Estado que, a partir da implantação de uma cultura de paz, busca garantir a redução dos índices de criminalidade e levar maior segurança à população. A inauguração do espaço acontece no campus III da Universidade Federal do Pará (UFPA), às 9 horas, com a presença do governador Simão Jatene, do reitor da UFPA, Carlos Maneschy, e da coordenadora do programa, Izabela Jatene.
O bairro do Guamá foi escolhido para abrigar o primeiro pólo do Pró-Paz nos Bairros por ser um dos mais populosos da capital e ter alguns dos mais graves índices de violência. O programa foi criado no primeiro governo de Simão Jatene (2003 a 2006), para oportunizar a articulação de políticas públicas por meio da disseminação de uma cultura de paz e o combate à violência.
O pólo funcionará na área do projeto Riacho Doce, desenvolvido pela Universidade e que hoje atende cerca de 300 crianças, com uma proposta acadêmico-social de ação complementar à atividade escolar, feita pelo Departamento de Educação Física do Centro de Educação da UFPA. A área construída, que passou por reformas, dispõe de quadra poliesportiva, piscina, salas para atividades artísticas, como dança, e para leitura, informática e projeção, além de quiosques.
No Guamá, o Pró-Paz atenderá cerca de mil crianças e adolescentes com atividades de complementação escolar, esportivas, culturais, de lazer e multidisciplinares, em três turnos, com previsão de início das atividades já na primeira quinzena de abril. A meta do governo é instalar em Belém, até o fim deste ano, dez pólos do programa.
Para o governador Simão Jatene, a repressão não é a única ferramenta para diminuir os índices de violência no Estado. Ele considera o trabalho preventivo primordial nesse processo. "Não é possível trabalhar só com o braço da repressão, é preciso fazer a prevenção. O Pró-Paz é um belo exemplo desse trabalho preventivo”, disse, por ocasião de uma visita ao local onde ficará o primeiro pólo do programa, em fevereiro deste ano.
Izabela Jatene informa que o espaço também servirá como um campo de estágio para estudantes da UFPA. "Ele se torna um grande ponto de estágio para a comunidade acadêmica. Além de atuarmos na prevenção, com atividades de fortalecimento dessa comunidade, vamos ampliar esse espaço de extensão da Universidade, numa parceria com o governo do Estado", explicou.
Por ocasião da inauguração do pólo será organizado o Pró-Paz Cidadania, com ações voltadas para a emissão de documentos, serviços de saúde, doação de sangue e palestras educativas, entre outros.

Secom

Inscrições para o vestibular da Faci iniciam dia 9

A Faculdade Ideal (Faci) abrirá inscrições ao Processo Seletivo 2011.2 para os cursos de graduação bacharelado em Administração, Ciências Contábeis, Direito e Engenharia Civil, para o curso de Licenciatura em Pedagogia e para os cursos de graduação tecnológica em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão Ambiental, Gestão Financeira, Processos Gerenciais e Redes de Computadores.
As inscrições ocorrerão entre 9 de maio a 6 de junho pelo site www.faculdadeideal.com.br. A prova acontecerá no dia 12 de junho, de 8h às 13h.
 (Diário do Pará)

Supermercados vão fechar no Dia do Trabalho

 (Foto: Keilon Feio)
Na manhã de ontem, o Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Supermercados, Shopping Center e Mini-Box e do Comércio Atacadista, Varejista de Gêneros Alimentícios do Município de Belém e Ananindeua (Sintcvapa) e a Federação dos Trabalhadores do Comércio do Pará e Amapá (Fetracom PA/AP) se reuniram no Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região (TRT8) com o Sindicato das Empresas do Comércio de Supermercados e Autosserviços do Estado do Pará para tentar uma conciliação sobre o funcionamento dos supermercados durante os feriados.
Sem sucesso na tentativa de acordo, os supermercados da grande Belém e do município de Ananindeua terão que ficar de portas fechadas no domingo, 1º de maio, Dia do Trabalhador. Com a decisão que saiu ontem, somente as quatro lojas 24h (Batista Campos, Doca, Pedreira e Augusto Montenegro) dos supermercados Líder, em Belém, poderão abrir as portas, pois o grupo possui acordo fechado com o sindicato dos trabalhadores.
“Com esse acordo, os trabalhadores das lojas 24h trabalham 6h por dia, ganhando 130% em cima do salário e com direito a folga. É uma condição muito vantajosa, mas que o sindicato patronal não quis aceitar para os demais”, destaca Antônio Caetano de Souza, presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Supermercados. O acordo foi feito após uma Assembleia Geral com cerca de 500 trabalhadores do grupo que aprovaram a proposta.
LIMINAR: De acordo com a vice-presidente do TRT8, desembargadora Suzy Koury, por tratar-se de feriado, somente aqueles estabelecimentos que selarem acordos com a categoria profissional estão autorizados por lei a funcionar. A liminar foi concedida pela juíza da 13ª Vara Trabalhista de Belém, Ida Selene Braga. Apesar da decisão, o presidente da Fetracom PA/AP, José Francisco Pereira, destacou que a federação, o sindicato e a categoria irão ficar em alerta.
“Eles podem tentar recorrer e nós já estamos atentos a isso, vamos ficar de olho nos supermercados e fiscalizar. Se eles abrirem vamos fechar. Eles descumpriram no ano passado, acreditamos que podem insistir esse ano. Mas eu espero que respeitem e não abram sem autorização como fizeram no último feriado da Semana Santa”, garantiu.
Ainda segundo ele, haverá uma manifestação dos trabalhadores alusiva ao Dia do Trabalhador, às 8h, na Praça do Operário. O presidente do Sindicato dos Supermercados do Pará, Fernando Brito, informou que a classe não irá recorrer. “Nós vamos acatar a decisão. Os supermercados ficarão fechados e no Dia do Trabalhador ninguém irá trabalhar. Independente da liminar fizemos uma assembleia e já estava decidido que os supermercados não iriam abrir por não ter interesse das empresas para isso”.
 (Diário do Pará)

HOL capacita profissional para atendimento de pacientes com abdômen agudo

O abdômen agudo é uma doença registrada com frequência na rotina das unidades de urgência e emergência dos hospitais. Por isso, o Hospital Ophir Loyola realizou nesta sexta-feira (29), de 8 às 18h, o Simpósio de Abdômen Agudo, no auditório Luiz Geolás.
 O evento, que teve como objetivo melhorar o atendimento dos portadores da doença, foi destinado a cirurgiões e clínicos, residentes de cirurgia e clínica médica, acadêmicos de Medicina e demais profissionais da área de saúde.
 O termo abdômen agudo é amplo e pode ocorrer em inúmeras situações clínicas. De acordo com o cirurgião Alan Fonseca, trata-se de uma dor súbita na região abdominal, associada ou não a outros sintomas, podendo durar horas ou dias. Geralmente necessita de intervenção médica imediata, cirúrgica ou não.
 Entre as causas do abdômen agudo podem estar doenças  musculares, gastrointestinais, ginecológicas, urológicas, vasculares, psicossomáticas, cardíacas, parasitárias, pulmonares e intoxicações.
 Como a incidência do quadro clínico de dor abdominal é muito comum nas unidades de pronto atendimento, o ideal é que os profissionais de saúde sejam treinados adequadamente para tratar os casos.

Diane Maués- HOL

Helio Franco e Duciomar Costa fazem reivindicações ao Ministério da Saúde

O secretário de Estado de Saúde, Helio Franco, e o prefeito de Belém, Duciomar Costa, estiveram no Ministério da Saúde, nesta quinta-feira, 28, em busca de soluções para os principais problemas que afligem os serviços de Saúde Pública no Pará. Eles foram recebidos pelo assessor especial do ministro, Edson Oliveira; pelo diretor de Monitoramento e Avaliação, Paulo de Tarso Ribeiro de Oliveira; pelo assessor da Coordenação Nacional de Atenção Básica, Nilvio Lermen Júnior, e pela consultora da Coordenação Nacional de Média e Alta Complexidade, Maria Ângela de Avelar Nogueira. Também estiveram presentes a diretora de Desenvolvimento e Auditoria dos Serviços de Saúde da Sespa, Círia Pimentel, e o secretário adjunto de Saúde de Belém, Marcos Alvarez.
Helio Franco falou da necessidade de habilitação de diversos serviços de Média e Alta Complexidade (MAC) que ainda são bancados com recursos estaduais, como na área de nefrologia e cardiologia, e sobre a habilitação de serviços de cirurgia neurológica. No caso da neurocirurgia, o Estado esbarra na portaria ministerial, que exige três neurocirurgiões para o serviço funcionar, desconsiderando que o Pará só dispõe de 14 neurocirurgiões.
Segundo Helio Franco, se o Ministério da Saúde habilitar esses serviços e bancá-los com recursos do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (Faec), o Estado terá condições de investir recursos da MAC em outras áreas como na requalificação de 76 Hospitais Municipais, incluindo estrutura física e aquisição de equipamentos, melhorando a assistência à população local e evitando que pacientes venham para Belém em busca de atendimento.
O secretário também citou o Plano de Estadual de Nefrologia, que prevê ações de prevenção da insuficiência renal crônica, expansão dos serviços de hemodiálise e dinamização do transplante de rim. Helio Franco falou, ainda, do Projeto de Telemedicina em Emergência Cardiológica, que já está dando resultado em quatro Unidades de Urgência e Emergência, e que pretende expandir para os Hospitais Municipais.
O prefeito Duciomar Costa disse que a região amazônica é diferente das demais, por isso requer atenção especial. “O município de Belém entrou na gestão plena sem ter estrutura para isso”, observou. Duciomar também ressaltou a dificuldade que enfrenta para fixar um médico na Estratégia Saúde da Família (ESF).
Círia complementou dizendo que, de fato, os municípios têm muita dificuldade de manter as equipes de ESF, porque o recurso de R$ 9.600,00 que recebem do Ministério não é suficiente para manter cada equipe, já que o custo é de R$ 56.000,00. “E o resultado de tudo isso é a baixa cobertura do Saúde da Família no Pará e, consequentemente, maior demanda para os hospitais”, disse. Ela deu como exemplo a situação do Hospital Santo Antonio Maria Zaccaria, em Bragança, onde as dez máquinas de hemodiálise ainda não entraram em funcionamento por falta de médico.
Duciomar cogitou a possibilidade de entregar as ações de MAC ao Estado, frisando que já teve nove secretários de Saúde em suas duas gestões e que ninguém conseguiu resolver o problema. “Nós precisamos nos dar as mãos”, conclamou o prefeito de Belém. “Em dias de fim de semana e feriado acontecem verdadeiros leilões para cobertura de plantões nos hospitais e muitas vezes temos que fazer coisas que o Ministério da Saúde não concorda”, desabafou.
O secretário adjunto da Sesma, Marcos Alvarez, criticou distorções do Ministério da Saúde, como fazer a campanha de vacinação contra a gripe baseada no inverno do Sul e Sudeste do Brasil, quando na Amazônia, a população deveria ser vacinada no começo de novembro, período de início das chuvas. Alvarez também relatou que o município banca 50% da Atenção Básica, pois recebe R$ 2.130.000,00 do governo federal, R$ 250.000,00 do Estado e desembolsa R$ 2.330.000,00 por ano.
Depois de ouvir as reivindicações do Estado e Município, o diretor de Monitoramento e Avaliação do MS, Paulo de Tarso Ribeiro de Oliveira, disse que concorda com a habilitação dos serviços, mas enfatizou que a presidente da República, Dilma Rousseff, quer resultados. Ele anunciou que o Ministério da Saúde vai assegurar recursos para investimento e custeio, no entanto quer que haja compromisso dos Estados e Municípios brasileiros com os resultados, que serão avaliados por meio de 34 indicadores específicos, que serão criados pela pasta em parceria com os Estados e Municípios.
Esses investimentos estarão assegurados na nova Política de Atenção Primária à Saúde, que será publicada pelo Ministério da Saúde até junho, e que considera especificidades da Amazônia Legal. A boa notícia é que todos os Estados da Amazônia Legal e Nordeste terão aumento de R$ 5,00 na aplicação per capita de recursos na Atenção Básica, passando de R$ 18,00 para R$ 23,00.
Um dos objetivos é qualificar os serviços, com reforma e construção de oito mil unidades de saúde em todo o Brasil, já que uma pesquisa revelou que 76% das unidades existentes hoje são inadequadas. Segundo Paulo de Tarso, o Ministério da Saúde vai fazer licitação para contratar empresa que ficará responsável por essas construções. “Mas tudo isso estará atrelado a resultados”, frisou.                                                                                           
Outra novidade da Política envolve os Programas de Residência Médica, que sofrerão mudanças importantes, passando a ser reguladas pelo Estado. O mais importante é que para ganhar pontos para chegar à Residência, o médico terá que passar um tempo na Estratégia Saúde da Família.
Por fim, Maria Ângela, da MAC, expôs a situações que ainda estão pendentes para habilitação de serviços e o Estado se comprometeu a encaminhar os documentos necessários para tentar viabilizá-los o mais breve possível, como é o caso da neurocirurgia nos Hospitais Regionais.
Roberta Vilanova - Ascom/Sespa

Segup implanta Central de Flagrantes de Ananindeua

Já está funcionando a segunda Central de Flagrantes (Ceflag) da Região Metropolitana de Belém, instalada no prédio da Seccional Urbana da Cidade Nova, bairro do Coqueiro, em Ananindeua. A cerimônia de inauguração ocorreu no final da manhã desta sexta-feira, 29. O primeiro plantão iniciou às 18 horas e encerrará apenas às 8 horas da próxima segunda-feira, dia 2 de maio.
A  Central de Flagrantes será coordenada pelo delegado James Moreira e será administrada pela Diretoria de Polícia Metropolitana (DPI) que tem à frente a delegada Ione Coelho. O primeiro plantão da Ceflag Ananindeua estará sob a coordenação do delegado Antônio da Costa Neto.
A nova Central de Flagrantes abrangerá todo o município de Ananindeua, ficando responsável, portanto, pelas ocorrências que seriam registradas nas seccionais de Ananindeua, Cidade Nova e Paar. O funcionamento da unidade será o mesmo da Ceflag São Brás, de segunda a sexta-feira, inclusive feriados, das 18h às 8 horas do dia seguinte. Aos finais de semana, a unidade funcionará 24 horas. O plantão estendido começará às 18 horas da sexta-feira e encerrará às 8 horas de segunda-feira.
Participaram da inauguração o delegado geral da Polícia Civil, Nilton Atayde, o delegado geral adjunto, Rilmar Firmino de Sousa, a diretora de Polícia Metropolitana, delegada Ione Coelho, o diretor de Polícia Especializada, delegado João Bosco, o diretor de Polícia do Interior, delegado Silvio Maués, o coordenador da Ceflag, delegado James Moreira e demais integrantes da equipe de plantonistas da Central de Flagrantes.
Durante a cerimônia, o delegado geral, lembrou da importância do trabalho da Polícia Civil em parceria com outras instituições, em especial a Polícia Militar. “Não podemos pensar em fazer segurança pública olhando apenas para o próprio umbigo. O apoio de parceiros como a PM é fundamental”, declarou o delegado, lembrando que a maioria dos flagrantes apresentados nas delegacias e seccionais são feitos por policiais militares.
Aycha Nunes - Ascom/Polícia Civil

Com laboratório flutuante, governo reduz casos de malária em Anajás

Os casos de malária registrados no município de Anajás, no Arquipélago do Marajó, norte do Pará, tiveram uma redução significativa nos quatro primeiros meses deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Dados do Ministério da Saúde mostram que, em 2010, foram notificados 8.838 casos no município, número que caiu para 3.720.
Bernardo Cardoso, coordenador de Endemias da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), explicou que essa diminuição se deve, em grande parte, à intensificação das ações desenvolvidas pelo Programa de Controle da Malária no Pará, por meio dos laboratórios flutuantes, que atuam principalmente na região do Marajó.
São utilizadas 40 embarcações, lotadas de agentes comunitários e microscopistas, que vão até as comunidades mais carentes para detectar novos casos da doença e realizar o tratamento em pacientes afetados. O programa, criado em 2003, no primeiro governo de Simão Jatene, atua nos municipios de Anajás e Curralinho (no Marajó), Oeiras do Pará (no Baixo Tocantins) e nos garimpos da região de Itaituba (oeste do Estado).
Os agentes fazem o exame para detectar ocorrências e iniciam o tratamento daqueles que já adoeceram. “Com este trabalho, temos conseguido uma redução expressiva dos casos, porque ao mesmo tempo em que a gente trata o paciente, faz a prevenção na área e evita a proliferação da doença”, ressalta Cardoso.
Segundo ele, a média de pacientes atendidos nas regiões onde o laboratório flutuante atua é de 400 a 600 por dia. “Com o atendimento feito no local, conseguimos diminuir também o número de pessoas que antes se deslocavam para Belém”.
No ano passado, o Pará registrou o maior número de casos de malária entre os Estados da Amazônia Legal. “O ano de 2010 terminou com 135 mil casos da doença no Pará. Somente em Anajás, foram notificados 22 mil casos. Estamos reduzindo e pretendemos tirar o Pará desta lista negativa”, afirma Bernardo Cardoso.
Brun Campos – Secom

Mais de 280 máquinas caça-níqueis são apreendidas no Pará

A Polícia Civil apreendeu 284 máquinas eletronicamente programadas, conhecidas por "caça-níqueis", em operação realizada nesta sexta-feira (29), em todo o Estado. Comandada pelas Diretorias de Polícia Especializada (DPE) e de Polícia do Interior (DPI), mais de 120 policiais apreenderam os equipamentos em casas, feiras e estabelecimentos comerciais. Das 10 às 15h, 145 máquinas foram apreendidas no interior e 139 na Região Metropolitana de Belém.
Dezoito pessoas foram detidas para responder pela contravenção penal de prática de jogo de azar. Todas foram enquadradas em TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência) e responderão a processos na em liberdade. A operação foi realizada com base em denúncias da população, feitas pelo telefone 181 (Disque-Denúncia).
Na RMB atuaram policiais civis de Divisões Especializadas, como Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), e o Grupo de Pronto-Emprego (GPE). Todas as máquinas apreendidas foram levadas às unidades policiais, em cada região, para ficarem à disposição da Justiça.
As máquinas serão periciadas no Centro de Perícias Científicas Renato Chaves. Na Grande Belém, 85 equipamentos foram levados à DRCO e outras 54 à DIOE (Divisão de Investigações e Operações Especiais). No interior, a maioria das máquinas foi apreendida em Parauapebas, Tucuruí e Marabá, no sudeste do Pará. Caso seja comprovado que as máquinas são de origem estrangeira, os responsáveis responderão também por crime de contrabando.
Walrimar Santos - Polícia Civil

Sespa e Sebrae incentivarão cultivo de hortaliças na Região Metropolitana

O secretário de Estado de Saúde Pública, Hélio Franco, assinou nesta sexta-feira (29) uma parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PA), a fim de viabilizar o Projeto Hortaliças na Região Metropolitana de Belém, lançado em março deste ano. O documento, denominado “Acordo de Resultados”, integra um pacto firmado entre vários parceiros do projeto, o qual prevê ações até 2013, como identificação específica de pragas e doenças, utilização racional da produção, fomento ao cultivo protegido e à irrigação, e regularização fundiária.
O objetivo é incentivar a busca da qualidade no plantio das hortaliças, para aumentar a comercialização e gerar renda para produtores dos municípios de Ananindeua, Marituba e Benevides, contemplados na primeira etapa do projeto.
Segundo Tadeu Jorge Penalber, engenheiro agrônomo e assessor da Diretoria Operacional da Sespa, para obter um produto de qualidade é essencial a boa prática agrícola no uso de agrotóxicos, de sementes melhoradas e utilização racional da água e do solo.
“O projeto envolve ações importantes neste processo. No entanto, este acordo promove todo um trabalho educativo para se ter qualidade no plantio e colheita destas hortaliças. Isto resgata hábitos regionais das hortaliças, até mesmo em função das riquezas nutricionais que elas possuem”, ressaltou Penalber.
Reflexos - A Sespa será uma das integrantes das ações pós-colheita, na capacitação dos técnicos e na elaboração de material educativo. O secretário Hélio Franco disse que a iniciativa refletirá positivamente na saúde, ao aumentar o consumo de hortaliças. “O projeto traz boas perspectivas, pois atuará como um incentivo ao consumo de hortaliças, gerando hábitos alimentares mais saudáveis”, explicou Franco.
Para Cristiane Juarez, gestora do Projeto Hortaliças na Região Metropolitana de Belém, a parceria com a Sespa é fundamental, pois sela um compromisso na busca pelos resultados esperados. “Esta parceria traz consistência ao projeto, uma vez que a Sespa entra com ações educativas, tanto na produção das hortaliças quanto após a colheita”, afirmou Cristiane.
O projeto “Acordo de Resultados” já foi assinado por outras instituições, que exercerão suas ações de acordo com áreas específicas. As hortaliças também serão oferecidas como merenda nas escolas dos municípios já contemplados.
Edna Sidou – Sespa

IBGE no Pará divulga primeiros dados do Censo 2010

Iniciou, nesta sexta-feira (29), a divulgação dos resultados definitivos do Censo 2010, pesquisa responsável por contabilizar os habitantes do país e revelar suas características. Os primeiros dados apresentados mostram a evolução demográfica do Brasil, os números populacionais por sexo e por grupo de idade, a média de moradores em domicílios particulares que estão ocupados e o número de domicílios recenseados segundo o tipo de cada um e a situação (ocupado, vago ou de uso coletivo).
O Pará foi o sexto Estado brasileiro que teve maior crescimento populacional, ficando acima da média do país, mas abaixo do crescimento apresentado pela região Norte.
Em contrapartida, nas regiões Norte e Nordeste, os municípios das capitais cresceram mais que os demais municípios, com exceção do Pará, Maranhão, Rio Grande do Norte e Pernambuco.
O Norte abriga as Unidades da Federação com maior concentração populacional nas capitais e essa participação apresentou crescimento no período entre os censos 2000 e 2010. O Pará, no entanto, mostra uma dinâmica populacional diferenciada, onde a participação da capital vem decrescendo, pois era de 20,7% em 2000 e caiu para 18,4%, em 2010.
No Pará, as mesorregiões com maior taxa de crescimento foram o Sudeste Paraense (3,29%) e o Marajó (2,53%), ambas com valores acima da média do Estado. Segundo o IBGE, o crescimento vegetativo foi importante para o aumento percentual da participação do Marajó no total da população do Pará, pois a existência de um número elevado de moradores por domicílio (5), indica que a taxa de fecundidade ainda é elevada no local.
Já no sudeste paraense, a região foi caracterizada como pólo de atração migratória, em vista dos grandes empreendimentos mineradores realizados.
Crescimento - Os 15 municípios mais populosos do Pará em 2010 reuniam uma população de 3,7 milhões de pessoas, representando 48,7% da população total do Estado. Desses municípios, os que mais cresceram, de acordo com o Censo 2010, foram Parauapebas, com taxa de 7,06% ao ano e Barcarena, com 4,97%.
Como resultado, no período intercensitário 2000/2010, Parauapebas passou de 15º para 6º município mais populoso, enquanto Barcarena subiu da 16º posição para a 11ª.
Já os que apresentaram menor taxa de crescimento foram Itaituba (0,29%) e a capital Belém (0,85%).

 Redação Portal ORM




sexta-feira, abril 29, 2011

UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DO JURUNAS REALIZA NESTE SÁBADO A PARTIR DAS 8H, MUTIRÃO DA SAÚDE

Uma variedade de exames médicos e laboratoriais, bem como exames para se detectar carne crescida e até catarata será realizada na manhã de hoje, na Unidade de Saúde do Jurunas. Preferencialmente as pessoas que comparecerem à UBS, deverão se dirigir em jejum para poder coletar sangue.
A organização é da Prefeitura Municipal de Belém, através da Sesma.

IBGE investiu R$ 1,2 bilhão no Censo 2010

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) investiu R$ 1,2 bilhão em 2010, o equivalente a US$ 4 por habitante, para chegar a resultados como a população de 190.755.799 revelada no XII Recenseamento Geral do Brasil.
O número de habitantes aumentou quase 20 vezes desde o primeiro Censo realizado no País, em 1872. O trabalho envolveu cerca de 230 mil pessoas, sendo 191 mil recenseadores, que visitaram 67,5 milhões de domicílios em 5.565 municípios no período de 1º de agosto a 31 de outubro de 2010.
Os resultados preliminares de população haviam sido divulgados há cinco meses, e a diferença em relação aos números definitivos foi de apenas 0,01%, disse o presidente do IBGE, Eduardo Nunes - houve acréscimo de 23.105 pessoas no total de habitantes.
Durante a apresentação de hoje, Nunes citou a divulgação parcial esta semana do censo realizado na China e disse que o país oriental teve trinta vezes o número de recenseadores do Brasil, que divulgou mais resultados.
Um dos dados divulgados pelo IBGE foi a queda de 13,2% em uma década da densidade domiciliar no País. Trata-se da relação entre moradores nos domicílios ocupados e o número de domicílios, que caiu de 3,8 em 2000 para 3,3 em 2010. A maior densidade foi registrada na região Norte: 4 por domicílio

Lista para a Copa América terá poucas surpresas, diz Mano

Fonte: IG

Mano Menezes fez vitoria no estádio do
 Pacaembu, em São Paulo (Foto: iG São Paulo)

Técnico diz que convocação terá
jogadores que
já foram chamados nos últimos
 seis amistosos do Brasil.
O técnico da seleção brasileira, Mano Menezes, afirmou que a lista de convocados para a Copa América quase não terá novidades. Os nomes dos jogadores que disputarão o torneio na Argentina serão conhecidos no dia 19 de maio. Antes do torneio, o Brasil jogará dois amistosos, contra Holanda e Romênia.
“Teremos poucas surpresas, quase nenhuma. O trabalho vai seguir a linha que tivemos até aqui. Basicamente ainda precisamos encontrar alguns nomes. As oportunidades para que eles se afirmem serão essas, até porque não temos outros parâmetros confiáveis e significativos”, afirmou Mano Menezes.
A Copa América será a primeira competição oficial disputada pela seleção na era Mano Menezes. Com o técnico, o Brasil disputou 6 amistosos, contra Estados Unidos, Ucrânia, Irã, Argentina, França e Escócia. Foram quatro vitórias e duas derrotas.
Até agora, Mano Menezes já convocou 53 jogadores. É dessa lista que devem sair os 22 escolhidos para jogar a Copa América. “Nós vamos com a base daquilo que fizemos até aqui. Se não, não teria muito sentido. Não dá para mudar tudo na primeira competição. Precisamos ver o desempenho de certos jogadores em uma competição oficial, forte, parecida com uma Copa”, disse o técnico.
“Pacaembu é charmoso” - Mano Menezes esteve no estádio Pacaembu, nesta sexta-feira. O treinador foi fazer uma inspeção no estádio que receberá o amistoso contra a Romênia, em junho. A partida será a despedida de Ronaldo.
Após a visita, o técnico definiu o estádio como “charmoso”, mas reclamou do gramado. “Está um pouco desgastado. Porque são muitos jogos em função das reformas de alguns estádios. Creio que até lá, pelo cuidado que sempre se teve, vão dar uma recuperada. Os vestiários estão com melhores. Pacaembu é charmoso, faz parte da história do futebol brasileiro”, afirmou.

Confirmada por centrais, Dilma deve faltar à festa de 1º de Maio

Presidenta, que faria sua estreia em megaeventos de sindicatos em
SP após tomar posse, deve passar o fim de semana em Brasília
Matheus Pichonelli, iG São Paulo |
Anunciada como estrela das festas de 1º de Maio promovidas pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e pela Força Sindical, a presidenta Dilma Rousseff deverá ficar longe das comemorações pelo Dia do Trabalhador durante o fim de semana. Embora, segundo os organizadores, o estafe da presidenta tenha confirmado presença nos eventos, fontes do Planalto afirmam que ela deve optar por passar o fim de semana sem compromissos oficiais em Brasília.
Reprodução da página da Força Sindical na internet, que confirmava presença de Dilma na festa de 1º de Maio
Dilma, que no ano passado foi aclamada pelos líderes sindicais como candidata à Presidência, faria sua estreia nos megaeventos desde que tomou posse. Também convidado, o ex-presidente Lula Inácio Lula da Silva já avisou os organizadores de que não comparecerá às festas, que acontecem no mesmo dia na capital paulista.
No ano passado, Dilma e Lula foram recepcionados com clamor pelos líderes sindicais. Na festa da Força, por exemplo, o presidente da entidade, deputado Paulo Pereira da Silva (o Paulinho da Força), chegou a puxar coro em favor da então presidenciável, pedindo que a plateia cantasse "olê, olê, olê, olá, Dilma, Dilma".
Lula foi criticado por seu discurso que, segundo a oposição, fazia propaganda antecipada para sua candidata. O então presidenciável José Serra, por sua vez, foi criticado por não comparecer – o deputado chegou a dizer que o tucano não gostava dos trabalhadores.
Cinco meses após assumir o cargo, porém, Dilma já foi alvo de críticas de Paulinho, sobretudo em razão da postura do governo nas negociações em torno do salário mínimo. Ao iG Paulinho disse que ainda não foi avisado da desistência da presidenta. “Estava confirmado. Mas eu só acredito quando a pessoa chegar no dia”, disse.
Apesar da cautela, o site da Força dava como certa a presença de Dilma no evento que será realizado na Barra Funda, zona oeste de São Paulo, inclusive com destaque em seu portal. Hoje à tarde, o destaque foi retirado. A entidade diz agora que só estão confirmadas as presenças do governador Geraldo Alckmin (PSDB), do senador tucano Aécio Neves e do presidente da Câmara, Marco Maia.
Na CUT, a presença de Dilma também era dada como certa. A central, tradicional aliada do PT, preparava inclusive uma homenagem ao ex-presidente Lula, até ser informada de que ele não compareceria – o argumento era que a ausência fazia parte da estratégia para não ofuscar a sucessora.

Plenário pode votar proibição de venda de tinta spray a menores

O Plenário realiza sessão extraordinária nesta manhã para votar três propostas: a proibição de venda de tinta spray para menores de 18 anos para coibir pichações, a reformulação das normas do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar e um acordo do Brasil com a Bélgica sobre trabalho de dependentes de diplomatas.
O primeiro item da pauta é o projeto sobre as tintas spray – PL 706/07, do deputado Magela (PT-DF). A proposta já foi aprovada pela Câmara, mas recebeu emendas no Senado. Estão em análise agora essas emendas,  já aprovadas pelas comissões temáticas.
Uma das emendas inclui no texto regra para que a nova lei passe a ter aplicabilidade imediata após sua aprovação, sem depender de legislação posterior que a regulamente, como constava da proposta aprovada na Câmara. A outra emenda faz apenas ajustes de redação.
Alerta: Segundo a proposta, as embalagens das tintas spray deverão trazer o seguinte alerta: "Pichação é crime (artigo 65 da Lei Federal 9.605/98). Proibida a venda a menores de 18 anos". Para a compra, o adulto deverá apresentar documento e ser identificado na nota fiscal.
As penas para o vendedor ou fabricante que descumprir as normas do projeto são as mesmas previstas na Lei 9.605/98, sobre condutas lesivas ao meio ambiente: multa simples, multa diária, destruição ou inutilização do produto sem o aviso no rótulo e suspensão de sua venda e fabricação.
Bélgica: O segundo item da pauta é o Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 2837/10, que aprova o acordo com a Bélgica sobre o Exercício de Atividade Remunerada por Parte de Dependentes do Pessoal Diplomático e Consular, assinado em 2009.
O acordo considera como dependente o cônjuge ou companheiro permanente e filhos solteiros, menores de 18 anos. O dependente deverá pedir autorização para o exercício de atividade remunerada, por meio da embaixada de seu país de origem, ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil ou à Divisão de Protocolo do Serviço Público Federal, Assuntos Estrangeiros, Comércio Exterior e Cooperação e Desenvolvimento do Reino da Bélgica. A autorização valerá durante o período da missão oficial do funcionário.

Saiba Mais - Novo Código Florestal

Dilma Rousseff garante a criação de 8 milhões de novas vagas no Pronatec...

Campanha contra febre aftosa no Pará começa dia 1º de maio

A primeira etapa da Campanha de Combate à Febre Aftosa no Pará de 2011 será lançada neste domingo, 1, pelo governador Simão Jatene, no Parque de Exposições do Entroncamento, em Belém. O lançamento contará com a presença do secretário de Estado de Agricultura, Hildegardo Nunes; do presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), Mário Moreira, e do diretor de Programas da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Enio Marques.
A programação começa às 10 horas com a vacinação de um boi, marcando o início simbólico da campanha deste ano, que vai de 1º a 31 de maio em todo o estado, à exceção da região do Marajó. O objetivo é tornar todo o Estado área livre da febre aftosa e garantir  o acesso da carne bovina paraense no mercado internacional.
Atualmente somente a área I, que compreende 44 municípios do Centro-Sul do estado, é considerada livre da aftosa, com reconhecimento da Organização Internacional de Epzootias (OIE). As áreas II, que corresponde ao Nordeste, e III, que compreende o Baixo Amazonas e Marajó, têm classificação de médio risco para a doença. O rebanho paraense é o 5º maior do país, com cerca de 18,8 milhões cabeças, entre bovinos e bubalinos.
Marajó – A área do Marajó terá pela primeira vez, neste ano, etapa única de vacinação, que vai de 15 de agosto a 30 de setembro. A etapa diferenciada na região se deve ao fato de que nesta época os campos estão alagados, o que dificulta o trabalho dos vacinadores. O rebanho marajoara hoje é composto por 512.550 cabeças de bovinos e bubalinos.
De Belém, o diretor da Secretaria de Defesa Agropecuária do MAPA, Enio Marques, seguirá no domingo para Soure, no Marajó, em companhia do Secretário de Agricultura Hildegardo Nunes. O roteiro inclui visita às diversas queijarias do município, para conhecer o processo de produção do queijo do Marajó. A Sagri está pleiteando junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento a legalização para comercializar o queijo marajoara e o reconhecimento de indicação geográfica para o produto. 
Leni Sampaio - Ascom/Sagri

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...