TORONTO, ON - CANADÁ (O REPÓRTER) - Mais de 50 mil pessoas lotaram o estádio Rogers Centre para acompanhar um evento emocionante. O UFC 129 teve direito a duas lutas que valeram cinturão.
No combate principal, o canadense Georges St-Pierre venceu o americano Jake Shields e manteve o cinturão dos meio-médios.
Antes, o brasileiro José Aldo teve que suar para derrotar Marck Hominick para segurar o título dos penas. E Lyoto Machida aposentou Randy Couture com um belo chute frontal.
St-Pierre X Shields: Os dois primeiros assaltos foram de total domínio de St-Pierre. Apesar de não ter havido grandes emoções, o canadense conseguiu controlar a situação no combate de pé. No entanto, o publico não gotou e vaias chegaram a ser ecoadas no estádio.
Foi só no quarto assalto que a luta começou a esquentar. St-Pierre aplicou um golpe na orelha de Shields, que acabou indo para o chão. Nesse momento, os dois lutadores apresentaram sangramento.
O último round terminou em um combate franco de pé, com St-Pierre dominando as ações da luta. Dessa vez, o público aplaudiu o desempenho do canadense e o júri reconheceu a vitória.
Aldo X Hominick: José Aldo procurou o chão várias vezes durante o primeiro assalto. No entanto, o canadense quase deu uma chave de braço no brasileiro. Mas Hominick chegou a sangrar durante a luta com Aldo.
O segundo assalto teve direito a vários momentos no combate em pé. O sangramento de Hominick era evidente, mas o canadense chegou a tomar iniciativa na luta. Por sua vez, Aldo levou pro chão mais uma vez, passando a dominar todas as ações.
O combate seguiu em pé no terceiro assalto com boas trocas de golpes entre os dois lutadores. O melhor momento foi no final, quando Aldo aplicou uma série de golpes que quase nocautearam o canadense. O round terminou na luta de solo.
Hominick mostrava que não ia perder tão facilmente. O canadense resistiu mais uma vez aos golpes de Aldo no quarto asslato. O rosto de Hominick ficou inchado, com um coágulo na testa. Chegou a ter uma parada médica, mas o canadense quis continuar e ele se manteve até o fim do round.
No intervalo do quarto para o quinto round, o médico novamente avaliou a situação de Hominick que deu condições de luta para o canadense.
Hominick foi para o tudo ou nada no último assalto e dominou os momentos finais da luta. O canadense conseguiu segurar Aldo no combate de chão e mandou vários golpes até a luta acabar. No entanto, Aldo se saiu vencedor por decisão do júri, mantendo o cinturão dos penas.
Machida X Couture: O início da luta entre Machida e Couture foi bem estudado. O brasileiro conseguiu encaixar alguns golpes em pé, enquanto o americano procurou empurrá-lo para as grades.
Foi no segundo assaçto que veio a grande surpresa. Machida aplicou um belíssimo chute frontal no mesmo estilo da vitória de Anderson Silva em cima de Vitor Belfort. Couture foi nocauteado em sua última luta da carreira.