Total de visualizações de página

terça-feira, abril 26, 2011

Ação de saúde combate à hipertensão arterial na Cremação

Por Denise Silva - Ascom Sesma / Fotos: Oswaldo Forte
Uma das metas do Ministério da Saúde, é descobrir e tratar todos os possíveis hipertensos e diabéticos que ainda desconhecem serem portadores destas doenças. Comemorado no dia 26 de abril, o Dia Nacional de Hipertensão Arterial, alerta para os perigos da doença e a necessidade de tratamento constante. Em função da data, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) realiza em todas as Unidades Municipais de Saúde e unidades do Programa Saúde da Família, ações educativas em alusão a data.
A Unidade Municipal de Saúde (UMS) da Cremação foi escolhida para ser o principal ponto de ações, na manhã desta terça-feira (26), na Praça Dalcídio Jurandir. Foram realizadas diversas atividades de saúde como testes de glicemia, medição de pressão arterial, vacina contra a gripe, entre outros, com o apoio do CRAS Cremação, Sociedade Paraense de Cardiologia e a coordenação do Programa HiperDia da Sesma.
Também foi realizado um trabalho de orientação sobre os cuidados que devem ser tomados com o sedentarismo e com a alimentação para se evitar e controlar o problema, que tem como causas principais a hereditariedade, a obesidade, o sedentarismo, o alcoolismo, e o estresse, estando entre os grupos de risco pessoas de 30 a 59 anos.
De acordo com Eleonora Monteiro, coordenadora do Programa HiperDia da Sesma, a ação além de ser de orientação, também é de prevenção. “Nós damos uma chamada à população para eles procurarem saber se são hipertensos ou não. A hipertensão é uma doença ‘silenciosa’, ou seja, não apresenta sintomas visíveis, e só é possível ser detectada através do exame de pressão arterial, e por isso estamos oferecendo esse serviço, para que todos possam se informar e buscar conhecimentos para a melhoria de sua saúde”, disse.
Dona Bernadete Lima, de 58 anos, foi uma das pessoas que usufruíram do serviço na praça. “Eu soube dessa ação e corri pra medir minha pressão e tomar a vacina contra a gripe. Eu sofro de hipertensão, mas tomo meus remédios de forma correta e procuro cuidar sempre da minha alimentação e da minha saúde. Hipertensão é coisa séria e se não cuidarmos, corremos risco de vida”, conta.
A hipertensão é uma doença perigosa que pode facilmente levar a pessoa a sofrer um AVC ou um ataque cardíaco fulminante. O programa de Assistência à Saúde HiperDiada Sesma trabalha em todas as Unidades Municipais de Saúde e Unidades de Saúde da Família, dando assistência a todos os pacientes diagnosticados ou com suspeita de sofrer de Hipertensão Arterial  ou Diabetes. Para uma pessoa se cadastrar no Programa HiperDia, basta procurar a Unidade Municipal de Saúde mais próxima de sua casa e solicitar o acompanhamento.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...