Durante a última semana do mês de março, o diretor geral da Adepará, Mário Moreira, participou, em Recife (PE), de diversos congressos e discussões sobre assuntos relacionados à defesa agropecuária.
Um dos eventos foi o Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Animal, que reuniu todos os diretores de agências de defesa agropecuárias dos 26 Estados e mais o Distrito Federal, para discussões importantes no âmbito da defesa animal. Neste fórum foram discutidos diversos pontos de interesse comum aos Estados, além da troca de experiências com outras agências. "Discutimos as políticas de desenvolvimento da agrodefesa, a informatização das agências para emissão de GTA e GTV eletrônicas. Além disso, discutimos de maneira conjunta a elevação do status dos Estados do Nordeste e do Pará de 'médio risco' para 'livre de aftosa com vacinação' e dos Estados do Amapá e Amazonas a 'médio risco' para ajudar o Brasil a erradicar a febre aftosa" afirmou Mário Moreira.
Em paralelo com o Fórum, ocorreu a 38ª reunião da Comissão Sul-americana para a Luta Contra a Febre Aftosa, que reuniu representantes de todos os países sul-americanos, além de associações e federações ligadas às carnes animais e representantes da FAO (organização das nações unidas para agricultura e alimentação). Discutiu-se um plano de ações conjuntas para ajudar os países da América do Sul a erradicar, até 2020, a febre aftosa, principalmente na Venezuela e no Equador, focos de alto risco da doença.
Mário Moreira reforçou que a Adepará está engajada no combate à erradicação da febre aftosa, não só nos Estados da Federação, mas também nos países sul-americanos, para que todos da região cresçam economicamente e fiquem livres da doença.
Ascom Adepará
Nenhum comentário:
Postar um comentário