Governador anuncia nomeação de defensores públicos
O governador Simão Jatene determinou a nomeação de quase 40 aprovados em concurso para provimento de cargos na Defensoria Pública. Em março deste ano foi anunciada a contratação de seis defensores, entre os mais de 1.500 concursados que serão chamados pelo governo. Porém, ao saber das dificuldades enfrentadas pela população carente de municípios do interior do Estado que não contam com a presença desses profissionais, levadas ao conhecimento do gabinete pelo chefe da Casa Civil, Zenaldo Coutinho, Jatene decidiu aumentar o número de defensores a serem nomeados.
A secretária de Administração do Estado, Alice Viana, informou ao chefe da Casa Civil que já na próxima semana será elaborado um cronograma para a contratação dos primeiros 20 defensores. "O Governo do Estado está sensibilizado com as necessidades dos municípios, em especial daqueles onde a parcela mais carente da população não têm acesso à Justiça pela ausência de um agente essencial, que é o defensor. Sem ele, não tem justiça e a demanda da população fica sem resposta", enfatizou Zenaldo Coutinho.
Ele destaca, também, que vários processos ficam paralisados porque as pessoas de baixa renda não tem condições de pagar as custas de um advogado. "Por isso o governador determinou a nomeação desses concursados ainda para este ano. A Sead vai tomar as providências para chamar, em caráter de urgência, os vinte primeiros defensores", afirmou.
Os aprovados no último concurso público realizado pela Defensoria, em 2009, comemoraram a decisão. "Estamos muito felizes com essa postura do novo governo, de atender os concursados e enxergar as necessidades da população mais carente do Estado", declarou Romina Azevedo, após receber a notícia dada por Zenaldo Coutinho, em reunião com o grupo. "O governador entendeu que o acesso à Justiça só se faz com a presença de defensor. Sem ele, o Poder Judiciário fica prejudicado", concluiu Diogo Eluan, outro integrante da comissão de concursados.
Keila Ferreira - Ascom/Casa Civil
Nenhum comentário:
Postar um comentário