Quatro menores que cumprem medidas socioeducativas em abrigos da Fundação da Criança e do Adolescente do Pará (Funcap) entregaram ao governador Simão Jatene, nesta terça-feira, 5, suvernires confeccionados por eles próprios em razão do aniversário do chefe do Executivo Estadual, transcorrido no último sábado, 2. Jatene recebeu um artesanato feito em origami, uma tela e um cartão, confeccionado em madeira.
A presidente da Funcap, Ana Célia Cruz de Oliveira, explicou que a cada mês é escolhido um tema para nortear os trabalhos dos menores. "Este mês destacamos o aniversário do governador", afirmou. Simão Jatene agradeceu pelos presentes e elogiou a criatividade imprimida aos trabalhos, como um ganso produzido a partir da técnica do origami. "É muito bem feito, de fato. Demonstra que vocês são capazes, têm inteligência e precisam utilizar essas coisas boas em favor do futuro de vocês", ressaltou.
Durante a audiência, os menores solicitaram ao governador melhorias na infraestrutura dos abrigos da Funcap. Jatene se propôs a investir na melhoria dos espaços, com a condição de que os menores se comprometessem em não danificá-los. "Quero o compromisso de vocês de que vão zelar, cuidar do que é de vocês. Se isso for cumprido, poderemos avançar em outros benefícios, de acordo com o que vocês solicitarem", explicou. Os jovens presentes ao encontro concordaram com os termos o governador.
A presidente da Funcap informou que os programas 'Atendimento ao Egresso' e 'Atenção Integral às Famílias' serão retomados. "São programas que, apesar de serem extremamente importantes para a nossa clientela, ficaram esquecidos nos últimos quatro anos", afirmou, lembrando ainda que muitos abrigos foram recebidos em péssimas condições pela atual gestão.
Outra solicitação feita pelos jovens ao governador foi o apoio do Estado para encaminhamento ao mercado de trabalho ao fim do cumprimento das medidas socioeducativas. O governador se propôs a elaborar um programa com essa finalidade.
Janise Abud – Secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário