Total de visualizações de página

terça-feira, abril 05, 2011

Movimento Pró-Defensoria Pública realiza encontro em Santa Catarina

Defensores Públicos, movimentos sociais, autoridades locais, estudantes e a população em geral do Estado, estarão reunidos no período de 13 a 15 de abril, em Santa Catarina, para o manifesto em defesa do Movimento Pró-Defensoria Pública. A ser realizado no auditório do Centro Sócio Econômico, no Campus Universitário Reitor João David Ferreira, o evento terá como tema "O que é a Defensoria Pública?" e contará com um ciclo de palestras abordando questões relacionadas ao acesso à justiça, possibilidades de igualdade, o papel da Defensoria Pública e do profissional do direito, dentre outros.
No dia 15, com o tema "A Defensoria Pública na Prática", os defensores públicos abordarão de que forma a Defensoria Pública tem contribuído para a garantia dos direitos dos cidadãos, em seus respectivos Estados de atuação. Para o Defensor Público do Estado do Pará, Carlos Eduardo Barros, que participará do evento apresentando o Projeto "Soldados da Borracha", é uma oportunidade de demonstrar ao público presente a importância da Defensoria Pública, enfatizando seu papel como transformador da realidade e sua responsabilidade social.
"Nós queremos mostrar ao público presente o quanto é importante a criação da Defensoria Pública em Santa Catarina e despertar nessas pessoas a situação de indignação por esse direito que está sendo sonegado e que todos os participantes tornem-se multiplicadores e transformadores dessa realidade", afirmou Carlos Eduardo.
O Defensor Público explicou que está "muito lisonjeado por participar desse evento que reúne várias áreas de atuação e poder contribuir com esse movimento de fortalecimento das Defensorias Públicas no Brasil, apresentando a atuação da Defensoria Pública do Norte e o que nós temos feito pela população do Estado".
O evento está sendo organizado pela Associação Nacional dos Defensores Públicos, pelo Centro Acadêmico XI de Fevereiro e pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó, em parceria com diversos órgãos e movimentos sociais.
Soldados da Borracha: Criado em outubro de 2009, pela Defensoria Pública do Estado do Pará e sob a Coordenação do Defensor Público Carlos Eduardo, o Projeto tem o objetivo de buscar o reconhecimento na Justiça e, principalmente, no INSS, da condição de ex-combatente de guerra daqueles que foram convocados para a extração do látex nos seringais da região amazônica, além de garantir a pensão vitalícia às pessoas que enfrentaram a dura vida de trabalho nos seringais e que apresentam o perfil do "Soldado da Borracha".
Dentro desse contexto, a Defensoria Pública do Estado do Pará e diversas outras, comprovam serem um importante instrumento de cidadania, uma vez que buscam atuar na defesa dos direitos dos grupos sociais marginalizados.
Andressa Ferreira - Ascom Defensoria Pública do Estado

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...