A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) lançou nesta segunda-feira, 25, em parceria com 20 unidades do "Seduc na Escola" (USE's) na Região Metropolitana de Belém, o projeto "Representante de Turma", que visa contribuir para a formação de cidadãos e líderes preocupados com benefícios da coletividade, a começar pelo ambiente escolar. Entre as ações previstas para a efetivação do projeto está a retomada do trabalho dos grêmios estudantis dentro das escolas.
O lançamento aconteceu na Escola Estadual Aldebaro Klautau, no bairro do Tapanã e contou com a presença do secretário de estado de Educação, Nilson Pinto; do assessor político da Seduc, Altimá Alves; do coordenador de promoção dos direitos da juventude da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Raimundo Rodrigues, além de gestores, diretores e técnicos das USE's.
Para Nilson Pinto, a figura do representante de turma é fundamental no processo entendimento das questões pertinentes à educação no ambiente escolar. Já o trabalho dos grêmios estudantis auxilia na relação entre professores e alunos. "É importar destacar, no entanto, que neste contexto uma eleição para grêmio estudantil ou representante de turma não é um evento político e, sim, de qualificação das escolas públicas e da educação", enfatizou.
Segundo o secretário, a escola Aldebaro Klautau foi escolhida por já possuir projetos de liderança estudantil. Após a abertura oficial do projeto, o secretário percorreu as instalações da intituição e concedeu entrevista aos alunos da Rádio AK, do projeto "Aluno Repórter", desenvolvido por estudantes do 3ª ano do Ensino Médio. Durante a entrevista, ele falou sobre a importância da educação e da participação dos alunos em projetos que visam a melhoria do ambiente escolar.
Para o assessor Altimá Alves, a proposta da atual gestão é redemocratizar as escolas colocando-as lado a lado com a comunidade, resgatando a valorização e a presença de pais e responsáveis no ambiente escolar. "Queremos estreitar a relação escola-aluno-Seduc-comunidade. Este é um desafio que deve ser assumido por cada um de nós", afirmou.
Nos dias 26 e 27, o projeto será apresentado à todas as escolas da Região Metropolitana. No dia 28, cada turma escolherá seu representante por meio de eleição direta. Para se candidatar, o aluno precisa ter algumas qualidades que são levadas em consideração como cooperação, liderança, imparcialidade, responsabilidade, educação e dinamismo, entre outras. Uma vez escolhidos, os representantes serão a voz de suas turmas junto à direção das escolas e demais instituições, além de assumirem o compromisso de organizar e repassar todas as informações aos colegas.
Fabianna Batista - Ascom/Seduc


Nenhum comentário:
Postar um comentário