Total de visualizações de página

terça-feira, abril 26, 2011

Santa Casa alerta servidores e usuários para riscos da hipertensão

Palestras, exames e informações sobre prevenção marcaram nesta terça-feira (26) o Dia Mundial de Combate à Hipertensão Arterial no Hospital Santa Casa de Misericórdia do Pará. As ações, voltadas a usuários e servidores da instituição, foram promovidas pela Fundação Santa Casa e Sociedade Brasileira de Cardiologia Regional Pará. A hipertensão arterial é a principal causa de doenças que atingem coração, rins e cérebro.
Segundo o Ministério da Saúde, a pessoa é considerada hipertensa quando a pressão arterial é igual ou superior a 14 por 9 (o normal é 12 por 8). A doença é causada pelo aumento na contração das paredes das artérias, para fazer o sangue circular. Esse movimento acaba sobrecarregando vários órgãos, como coração, rins e cérebro.
Se a hipertensão não for tratada pode provocar entupimento de artérias, acidente vascular cerebral (AVC) e infarto. O cuidado é essencial para evitar as complicações decorrentes da chamada pressão alta.
Controle - Segundo a palestrante Elizabeth Caetano, membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia, "a prevenção ainda é o melhor remédio. A pressão arterial deve ser medida com frequência. Quem tem pressão alta deve fazer o controle clínico periódico, seguir as orientações medicas, fazer exercícios físicos regulares, reduzir o consumo de sal, controlar o peso, não beber e nem fumar".
A empregada doméstica Gaudina do Nascimento Santos, 62 anos, residente no bairro de Batista Campos, em Belém, não sabia que hoje se comemorava o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial. Ela mediu a pressão, fez exames e verificou o peso.
"Vim para outra consulta médica, e aproveitei para ver minha pressão arterial. Fico feliz em saber que estou bem de saúde. Pratico musculação, hidroginástica e ainda relaxo com aulas de dança. Isso contribui para minha saúde e me deixa muito disposta", contou Gaudina Santos.
A médica Belinete Lobato Cruz, gerente do Complexo Ambulatorial da Santa Casa, ressaltou a importância do esclarecimento ao servidor e ao usuário do hospital, por ser a hipertensão arterial uma doença que precisa de acompanhamento.
Segundo ela, a pessoa pode conviver com a hipertensão e ter uma vida saudável, bastando seguir as orientações médicas, ter uma alimentação balanceada, fazer exercícios físicos, tomar bastante água e evitar o estresse. "Fazendo isso, o hipertenso pode ter uma vida tranquila", destacou a médica Belinete Lobato.
Ascom/Fundação Santa Casa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...