Total de visualizações de página

sexta-feira, março 04, 2011

Agentes de Saúde recebem capacitação sobre DST/Aids

Por Renata Reis -Ascom / Sesma Fotos: João Gomes (Comus)
Capacitar os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e torná-los agentes multiplicadores na prevenção e orientação da comunidade sobre doenças sexualmente transmissíveis é um dos objetivos do Projeto Belém Preservando Você, uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) com instituições acadêmicas. ACS de dez Programas Saúde da Família (PSF) participam do encontro a cada primeira quinta-feira do mês, sendo capacitados para o atendimento à população e divulgando as dificuldades e os resultados encontrados em cada visita.
Nesta quinta-feira (03), a reunião aconteceu no auditório do Cesupa da Almirante Barroso e mostrou o ranking dos agentes mais empenhados. Ao final de cada semestre o ACS que mais se destacou recebe como premiação a oportunidade de participar de um curso de capacitação em outro Estado.
Graças aos esforços da Sesma no combate preventivo a doenças sexualmente transmissíveis, Belém ganhou um assento no Conselho Gestor do Programa Nacional de DST/Aids/Hepatite, onde representa toda a região norte do país.Os ACS, por meio de Unidades Básicas de Saúde e Casas do Programa Saúde da Família, estão mais próximos das comunidades, realizando um trabalho proativo, oferecendo a realização de exames que possam constatar possíveis contaminações por DSTs, como a hepatite."Eles são verdadeiros elos de união da comunidade com a Unidade, tornando-se agentes facilitadores, educadores e multiplicadores de informações e cuidados sobre a prevenção e da importância do uso de preservativos”, explica Débora Crespo, coordenadora municipal de combate à Hepatite.
Durante as visitas à população, os agentes preenchem fichas para conhecer o perfil epidemiológico e a vulnerabilidade da comunidade, para que possam agir diretamente nos problemas de saúde da área. Esse conhecimento da comunidade facilita o diagnóstico. Segundo Débora, as DSTs são doenças silenciosas e perigosas, por isso a necessidade de ser proativo na prevenção “Hoje já atuamos levando assistência a pessoas carentes em sua maioria, trabalhando no controle de DSTs  com toda a população, principalmente gestantes.Oferecemos ainda, os serviços de dois laboratórios filiados ao SUS,que uma vez por semana comparecem aos PSFs para realizar coletas para exames, que terão os resultados entregues em até 15 dias, isso sem que o paciente precise agendar nada, basta aparecer e passar por uma rápida entrevista para estabelecer um perfil”, afirma.
No final de 2010 três agentes e uma enfermeira do PSF se destacaram entre os demais e receberam como premiação a participação em um Simpósio sobre HIV/Aids em Salvador. Um dos premiados foi a enfermeira Juliana Benjamim, do PSF Paracuri I. Segundo ela, antes as pessoas tinham um certo receio de realizar o exame de HIV/Aids. “Hoje, com o trabalho constante dos agentes na comunidade, notamos que essa mentalidade vem mudando e isso facilita muito o nosso trabalho”, afirma Juliana.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...