Total de visualizações de página

sexta-feira, março 04, 2011

Mulheres participam de palestra contra a violência

Por Liandro Brito / Fotos: Paulo Akira
Mulheres de vários bairros de Belém se reuniram, na Escola Municipal Temistócles de Araújo, no bairro Nova Marambaia, na tarde desta quinta-feira (03), para assistir palestras sobre violência contra a mulher. O encontro foi promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica, com o apoio da Coordenadoria Municipal da Mulher de Belém (Combel).

“Observamos que o índice de violência contra a mulher dentro das escolas é alto”, comentou Cristina Freitas, coordenadora da Combel, justificando o local do encontro.  Cerca de 50 mulheres representantes das Associações de Mulheres de bairros como Terra Firme, Tenoné, Marambaia, Souza, Cabanagem, Guamá e dos distritos de Mosqueiro e Icoaraci, serão multiplicadoras das informações recebidas. O trabalho faz parte do programa “Amigas das Amigas do Bairro”, que capacita multiplicadoras das informações da política de defesa da mulher.

A programação foi montada em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado na próxima terça-feira, dia 08 de março. A primeira palestrante foi Alessandra do Socorro da Silva Jorge, Diretora da Delegacia Geral de Policia Civil, que falou sobre "Violência contra a Mulher". “Além de apresentar a Lei Maria da Penha, vamos conversar para tirar dúvidas. A violência doméstica é só uma dos vários tipos de violência que a mulher sofre”, disse. Ela afirma que a mulher não pode ser vista apenas como uma pessoa com problemas, ela também é a solução. “É aí que entra a informação”, completa.

A segunda palestrante foi a promotora de Justiça, Sumaya Saad Morhy, que falou sobre o "Gênero Mulher". Com o período do carnaval, a programação de palestras continua apenas no dia 17 de março, no auditório Otávio Mendonça, localizado na sede da OAB na Praça Barão do Rio Branco, nº 93.  A partir das 18h, a médica ginecologista obstetra Silvia Lima Farias, fala sobre o câncer de colo de útero, HPV e métodos de prevenção. Já às 19h, a presidente da Comissão de Saúde da OAB, Maria Cristina Fonseca de Carvalho, palestra sobre o enfrentamento da mulher na área da saúde pública.  

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...