Total de visualizações de página

domingo, março 27, 2011

Belém sai fortalecida do encontro nacional de turismo

Por Gilson Faria / Fotos: Elivaldo Pamplona

A 8ª Reunião Ordinária da Anseditur realizada em Belém, de 25 a 27 deste mês, encerrou com os objetivos alcançados. O primeiro e mais importante foi o fortalecimento da capital paraense no setor, inserida agora no contexto nacional do turismo. A Anseditur congrega os secretários e agentes de turismo das capitais e destinos indutores do Brasil, ou seja, as maiores autoridades do turismo brasileiro estiveram em Belém. Os participantes chegaram a conclusão de que a cidade é diferente de qualquer outro lugar que já tenham passado.
O presidente da Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur), Wady Khayat, classificou o encontro como o mais importante já realizado em Belém. Para ele, os 42 secretários que passaram pela capital paraense nesses três dias tiveram a melhor impressão. "São grandes formadores de opinião e certamente nos ajudarão a fomentar o desenvolvimento do turismo da nossa capital", disse Khayat.
O encontro da Anseditur encerrou no fim de semana com visitas técnicas em vários pontos turísticos da capital. Os convidados da Prefeitura de Belém visitaram o Bioparque Amazônia, localizado no Tenoné, onde se oferece uma rica paisagem amazônica, com quatro ecossistemas para passeios. O local é cercado por florestas, rios e igarapés, e possui centenas de jacarés. Os visitantes ficaram impressionados com a exuberência do lugar. Eles conheceram também o pólo de artesanato em cerâmica de Icoaraci, onde se produz réplicas de peças estilizadas de antigas nações indígenas. O presidente da Anseditur, Luiz Fernando Moraes, até se arriscou a produzir uma peça. "É um trabalho fantástico", disse ele.
As visitas técnicas proseguiram com um passeio fluvial pela baía do Guajará e visitas ao Pólo Joalheiro São José Liberto e Mangal das Garças. Eles também saborearam o tradicional açaí dos paraenses, com acompanhamento de pirarucu e charque fritos. Para finalizar, no domingo, um passeio pela ilha de Mosqueiro.
Luiz Fernando Moraes, que também é secretário de turismo de Porto Alegre, não conhecia Belém. Ele se disse rigorosamente surpreso com a qualidade da capital paraense que, segundo o secretário, vislumbra um futuro grandioso no turismo brasileiro. Ele explicou que o fator Amazônia, os elementos da biodiversidade e da cultura são muito fortes. Ele destacou o patrimônio histórico e os atrativos turísticos que a cidade tem, como por exemplo, a Estação das Docas e o Mangal das Garças.
O presidente da Anseditur disse ainda que as pessoas em Belém são especiais, cordiais e educadas, elementos importantes para o desenvolvimeno do turismo. "Aqui tudo favorece, até para o turismo internacional, já que Belém é uma das cidades mais próximas de outros pólos importantes, com facilidade para conseguir vôos diretos para os Estados Unidos e para Europa", destacou.
Luiz Fernando Moraes destacou também o interesse da gestão municipal no desenvolvimento do turismo. Para ele, Belém é um exemplo para o Brasil todo, com a criação do Fundo Municipal de Turismo, que destina 0,3% de tudo que é arrecadado em impostos dos setores do turismo. A verba vai toda para o desenvolvimento do turismo na capital. "Isso é uma raridade no Brasil e Belém, por esses detalhes, tem que apostar no fator de desenvolvimento", destacou.
O presidente da Belémtur, Wady Khayat, apontou como o maior acontecimento do encontro de turismo em Belém o anúncio da criação da Secretaria Municipal de Turismo. O Projeto de Lei foi encaminhado à Câmara Municipal, com pedido de urgência, durante a solenidade de abertura do evento.
Khayat explicou que a Belemtur vai continuar existindo, mas deixará de ser uma coordenadoria e passará a ter estrutura de uma secretaria, potencializando as ações. "Nós precisamos do fortalecimento institucional, para termos técnicos qualificados, áreas de estatísticas, de marketing, de eventos, entre outros", explicou. Ele também lembrou que é preciso a população ter a compreensão que o turismo é parte de cada um. "Nós temos que receber bem aqueles que nos visitam , para que possam retornar e mais ainda, possam dizer aos outros que venham conhecer nossa cidade", concluiu.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...