Por Izabelle Araújo / Fotos: Alzyr Quaresma
Emissão de documentos, atendimento jurídico, ações educativas, palestras, atividades culturais e recreativas foram algumas atividades que a população do bairro do Tapanã ganhou neste sábado (26). A ação faz parte de uma programação organizada pela Prefeitura de Belém, através do Gabinete de Gestão Integrada do Município de Belém (GGIM), com a parceria de 30 instituições das esferas municipais, estaduais e federais.
De acordo com o coordenador da II Mega Ação do GGIM, Fabrício Sidrim, as expectativas foram alcançadas. “Nosso objetivo é integrar o máximo de instituições possíveis que nos ajudem a prestar serviços de cidadania, segurança e educação para população de maneira simples e efetiva. Na maioria das vezes essas pessoas não se deslocam até o centro da cidade para tirar um documento ou até mesmo dúvidas sobre alguma questão jurídica, e hoje eles tem essa oportunidade” explica.

Para Maria Mila da Silva, de 67 anos, a ação foi muito útil. “Recentemente eu perdi meus documentos, e hoje sem demora e sem custos eu estou solicitando a segunda via de minha identidade”, conta a aposentada, que é moradora do bairro a mais de 30 anos e afirma nunca ter visto outra ação parecida com esta.
Além de Dona Maria, estavam também na fila para emissão de documentos seus filhos e netos. “Como sou prioridade fui logo atendida, mas o resto da família também está aqui, afinal é uma maneira simples e rápida de adquirir documentos importantes, que na maioria das vezes é preciso enfrentar filas enormes para tê-los”, diz.
Os serviços de saúde também foram bastante procurados pela população. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) disponibilizou gratuitamente teste rápido de HIV. Fernanda Oliveira de 24 anos, não demorou 20 minutos para coletar amostra de sangue e receber o resultado de que estava livre do vírus. “É a primeira vez que faço o teste, e o melhor de tudo é que não enfrentei filas e nem precisei pagar nada”, contou a jovem.
Além de testes gratuitos, a Sesma disponibilizou vacinação, palestras educativas sobre alimentação saudável, verminoses, higiene e tabagismo, além de roda de terapia comunitária com adolescentes, distribuição de preservativos e panfletos educativos.
No espaço reservado para palestras, jovens puderam ouvir orientações e recomendações do delegado Epifânio da Polícia Federal, que fez uma apresentação completa sobre a prevenção do uso de drogas. “Iremos mostrar ao público a origem desses entorpecentes, para que eles possam se atentar para a quantidade de elementos químicos prejudiciais a saúde que fazem parte desse processo”, alertou.
O delegado também ressaltou a importância dessa relação entre a sociedade e o poder público. “Esse espaço não serviu apenas para alertarmos a população como também para aproximar a,s pessoas e esclarecer dúvidas que as vezes ficam retidas por medo de perguntar” disse o delegado.
As polícias Civis, Militares, Federal, Guarda Municipal, Polícia Rodoviária Federal estiveram presentes com rondas para garantir a segurança do local, além desenvolver ações educativas, operacionais e de impacto.
A Fundação Papa João XXIII (Funpapa) levou para o local atendimento médico, e palhaços e fantoches para divertir e orientar a criançada sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, além de jogos esportivos de salão. A Secretaria Municipal de Esporte Juventude e Lazer (Sejel) levou atividades esportivas como vôlei, futsal, futebol de campo e capoeira, e ainda as recreativas do Projeto Brinca Belém.
A Fundação Cultural de Belém (Fumbel) levou o ônibus-biblioteca Levi Hall de Moura com o novo layout e desenvolveu atividades lúdicas de leitura, e ainda ações de educação ambiental, com a participação de 20 agentes ambientais da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan).
Nenhum comentário:
Postar um comentário