Total de visualizações de página

sexta-feira, março 18, 2011

Companhia mambembe gaúcha se apresenta na Estação das Docas

O palco do Forte São Pedro Nolasco, na Estação das Docas, recebe neste domingo, 20, às 17h30, a companhia itinerante gaúcha Trio Pirathiny, que abrirá a programação 2011 ao ar livre do anfiteatro, contando com apresentações de teatro de rua e clowns, entre outros espetáculos. O Trio Pirathiny, companhia familiar de circo-teatro itinerante, se apresenta em Belém por meio do projeto "Do Chuí ao Oiapoque", que percorre 20 estados, visitando 60 cidades, e mais 120 apresentações pelo país, que completam 430 dias de viagem, levando arte, cultura e alegria.
Apesar do nome, o trio é composto por cinco integrantes. "É coisa de palhaço", brinca Luciano Bortoluzzi, idealizador do projeto, que existe há 12 anos. "No começo eram dois, depois fui sozinho viajar pelo país". Em seguida se juntou com a esposa, a fotógrafa e terapeuta espiritual Cecília Kawall. A companhia conta ainda com a presença dos gêmeos de cinco anos Sofia Kawall e Rodrigo Bortoluzzi. E quem acaba de embarcar na viagem é o irmão mais velho Martin, de 15 anos que vai trabalhar no circo e filmar as performances da companhia.
A família, que saiu de São Paulo dia 9 de dezembro, viaja o país em seu carro e leva, através do circo, lições de vida para seus espectadores, já se apresentou em hospitais, presídios e fazendas rurais. A companhia já firmou parcerias com governos, prefeituras, até mesmo com a Central Única de Favelas e Projeto Tamar. No espetáculo, levanta questões como sustentabilidade e ecologia, plantio de mudas de árvores, higiene bucal e até mesmo aulas de yoga, ministradas por Cecília.
Em Belém, as aulas serão realizadas no espaço dos Palhaços Trovadores (Travessa Piedade). A jornada comemora os 12 anos do Trio Pirathiny, que já visitou a Europa e 11 países da América do Sul, lidando com o improviso. "Hoje em dia viajamos sem fazer planos. Vamos andando e adquirindo vivências com essa vasta cultura e as adversidades que encontramos no caminho", comenta Luciano Bortoluzzi, que já passou por diversas situações como polícias de fronteiras, erupções vulcânicas, golpe de estado e até o exército da Guerrilha Colombiana. É com esta bagagem das estradas que a companhia familiar de circo e teatro chega a Belém onde, além da apresentação na Estação das Docas, serão realizados outros espetáculos.
Serviço: Trio Pirathiny, às 17h30, no Forte São Pedro Nolasco, na Estação das Docas. Entrada Franca.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...