Total de visualizações de página

quinta-feira, março 24, 2011

Instituto Unibanco quer parceria para projetos educacionais no Pará

Contribuir para a melhoria do desempenho e da redução da evasão nas escolas do Pará é a prioridade dos projetos "Jovem do Futuro" e "Entre Jovens", apresentados pela superintendente do Instituto Unibanco, Wanda Engel, ao secretário de Estado de Educação, Nilson Pinto, ao secretário adjunto de Ensino, Cláudio Ribeiro, e a coordenadores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) na manhã desta quarta-feira (7). O workshop foi o primeiro passo para uma possível parceria e implementação destes projetos nas escolas estaduais a partir de 2012.
Na abertura, Nilson Pinto ressaltou a importância do regime de cooperação entre as instituições pela melhoria da qualidade e do desempenho do ensino médio no Estado. "Queremos integrar estes projetos aos demais que estamos buscando com outros parceiros, pois acreditamos que é desta forma, implementando um grande ação pela educação no Pará, que enfrentaremos o desafio da melhoria da qualidade de ensino", destacou.
Em seguida, Cláudio Ribeiro apresentou um panorama da situação educacional no Estado, apontando como principal meta a melhoria da qualidade e da oferta de vagas nos ensinos infantil, médio e profissional. "O investimento na capacitação de professores, a oferta de condições ideais de trabalho, a melhoria da infraestrutura escolar e o processo de avaliação por mérito são algumas das medidas que estamos adotando para enfrentar esta realidade e obter resultados satisfatórios", ressaltou o secretário adjunto.
Projetos - Wanda Engel destacou que o foco dos projetos é o ensino médio, para contribuir com o desenvolvimento humano de jovens em situação de vulnerabilidade social. "Queremos conceber, validar e disseminar metodologias e tecnologias que contribuam para aumentar a efetividade de políticas públicas, voltadas para a diminuição da evasão escolar entre jovens do ensino médio", explicou.
De acordo com Wanda Engel, o projeto "Jovem do Futuro" funciona reunindo ações, métodos e tecnologias que proporcionam às escolas de ensino médio um modelo de gestão abrangente e participativo, que busca resultados. Sua base é a capacitação de um grupo de gestão, formado por integrantes da própria comunidade escolar, que deverá criar um Plano de Melhoria de Qualidade a ser implementado ao longo de três anos, com apoio técnico e financeiro do Instituto Unibanco.
O objetivo do projeto "Entre Jovens" é enfrentar o desafio da falta de condições acadêmicas para acesso ao ensino médio, com uma tecnologia criada pelo próprio Instituto e desenvolvida em parceria com Secretarias Estaduais de Educação.
O workshop continuou à tarde, reunindo os técnicos do Instituto Unibanco e da Secretaria Adjunta de Ensino (Saen) da Seduc, para o início da construção do projeto do Pará para adesão à parceria, que será avaliado pelo Conselho do Instituto visando a implementação nas escolas do Estado.

Danielly Gomes - Seduc

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...