Total de visualizações de página

quarta-feira, março 23, 2011

Atendimento social será ampliado nas unidades policiais

Melhorar as condições de trabalho dos assistentes sociais da Polícia Civil, visando dinamizar o atendimento à população nas Seccionais, Divisões e Delegacias localizadas na Região Metropolitana de Belém, é o que pretende o delegado Geral de Polícia Civil, Nilton Atayde, que se reuniu nesta quarta-feira (23), na sede da instituição, com um grupo de profissionais da área.
O Pará, ao lado de Santa Catarina e Amazonas, figura entre os Estados que dispõem de assistentes sociais nas unidades policiais. Para melhorar o serviço prestado pelos assistentes sociais, a Delegacia Geral pretende dispor de uma sala específica, nas unidades, para esse tipo de atendimento.
Em 2010, a equipe do setor social atendeu a mais de 12 mil convocações nas delegacias, orientando sobre como proceder em cada caso. Mais de 7 mil pessoas firmaram acordos ou receberam advertências, e mais de 2 mil foram encaminhadas ao atendimento jurídico ou à rede de assistência. Os assistentes sociais ajudaram ainda a resolver quase 3 mil conflitos familiares.
Atuação - Nas delegacias, os assistentes sociais prestam orientações e esclarecimentos à população, ajudam em acordos, encaminham para atendimento jurídico e à rede assistencial, e são mediadores na solução de conflitos familiares e entre vizinhos.
Formado atualmente por 27 assistentes sociais, distribuídos pelas Delegacias, Seccionais Urbanas e Divisões Especializadas, na Região Metropolitana de Belém e em Abaetetuba, município do nordeste do Pará, o setor social da Polícia Civil tem papel fundamental dentro das unidades policiais.
Denúncias enviadas ao serviço Disque-Denúncia, por exemplo, são encaminhadas às unidades policiais para apuração pelo setor social. "São casos de ameaças, calúnias, abandono ou maus-tratos de crianças, adolescentes e idosos, brigas entre vizinhos, conflitos conjugais e até casos de violência doméstica e de consumo e venda de drogas", disse a assistente social Graciane Almeida. Hoje, a maioria das unidades da Polícia Civil na RMB dispõe dos serviços prestados pelos assistentes sociais.
O setor social atende nas unidades policiais de segunda à sexta-feira, pela manhã e à tarde.
Walrimar Santos - Polícia Civil

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...