O Hospital Ophir Loyola realizou o III Simpósio de Cirurgia de Hérnias da parede Abdominal nesta sexta-feira (25), no auditório da instituição. O evento, promovido pelo curso de Educação Continuada da Cirurgia Geral e Oncológica do HOL, tem por objetivo capacitar o médico para o aprimoramento de suas atividades e ampliar os conhecimentos técnico e científico, em cirurgia geral e oncológica, dos residentes.
A hérnia abdominal pode ocorrer em pessoas de ambas os sexos e de todas as faixas etárias, e recebe diferentes classificações de acordo com a localização. O diagnóstico é realizado com exame físico (apalpações e o enchimento de balões que estimulam a pressão intra-abdominal). O único tratamento é a cirurgia.
Em 2010, das 3.632 cirurgias realizadas no Hospital Ophir Loyola, 116 foram de hérnias da parede abdominal. Desse total, 75 foram realizadas em homens e 41 em mulheres. No hospital também já houve a primeira correção cirúrgica de hérnia inguinal por videolaparoscopia.
Segundo a especialista em Cirurgia Geral, Carolina Beckmam, a correção é feita por pequenas incisões no local, por meio de videocirurgia. "Essa tecnologia traz uma série de benefícios para o paciente, por oferecer um menor risco de hematoma, permitindo ao paciente voltar mais rápido as suas atividades", frisou. A prevenção da hérnia da parede abdominal inclui evitar o fumo e o ganho excessivo de peso.
Ascom/HOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário