Total de visualizações de página

quarta-feira, março 23, 2011

Projeto da Uepa leva grupo da terceira idade para observar o céu

Um grupo da terceira idade fez, nesta quarta-feira, 23, uma visita ao Forte do Presépio, em Belém, para observar o pôr-do-sol e o céu com auxílio de um telescópio. Os integrantes do grupo fazem parte do Projeto 'A Melhor Idade para Ver as Estrelas', uma iniciativa da Unidade de Ensino e Assistência em Fisioterapia e Terapia Ocupacional (UEAFTO) e do Planetário do Pará 'Sebastião Sodré da Gama', ambos geridos pela Universidade do Estado do Pará (Uepa). O projeto é voltado para a promoção da saúde e qualidade de vida de pessoas com mais de 60 anos.
A programação terá início com mostra de vídeos e palestras sobre a história da Astronomia, personalidades dessa ciência, entre elas os físicos Isaac Newton e Galileu Galilei, o funcionamento de equipamentos como o telescópio, binóculo e luneta, e também sobre os satélites artificiais.
Durante o exercício de observação do céu, que acontece a partir das 19h30, os cerca de 25 idosos serão auxiliados pelo planetarista Ozimar Costa da Silva. Segundo ele, na parte prática da visita os integrantes do projeto verão, em tempo real, o que está sendo observado por meio do Stellarium, um software de Astronomia. A programação de hoje também será aos demais visitantes do Forte do Presépio.
"A Melhor Idade" - O Projeto "A Melhor Idade para ver as Estrelas" busca a promoção da qualidade de vida, por meio de oficinas, estimulação cognitiva, condicionamento físico, passeios, educação em saúde, noções de informática e observação dos astros, entre outros. Ao todo, 60 idosos serão atendidos no projeto, dividido em duas turmas. A primeira concluiu suas atividades em novembro de 2010. A segunda turma começou em fevereiro deste ano.
As atividades tem duração de uma hora e meia e são realizadas com o apoio de duas bolsistas, as alunas do curso de Terapia Ocupacional (TO) da Uepa, Ana Paula Bichara e Tainá de Melo.
Ize Sena - Ascom/Uepa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...