Total de visualizações de página

terça-feira, março 01, 2011

Seduc reúne gestores da rede pública para expor mapa educacional

O secretário de Estado de Educação, Nilson Pinto, fez um levantamento da situação administrativa, financeira e pedagógica da Educação no Estado do Pará para apresentar aos gestores que atuarão na capital e nos municípios do interior. O encontro, ocorrido na manhã desta terça-feira (02), no auditório da Seduc, foi definido pelo titular da pasta "como uma reunião de trabalho para que todos tenham o mesmo nível de conhecimento e possam operar com convicção".
O secretário iniciou sua exposição enumerando as dificuldades que precisam ser vencidas para que se garanta a qualidade no ensino público do Estado. Uma delas diz respeito à folha de pagamento da Seduc. "Há quatro anos a folha de pagamento da Secretaria era de R$ 46 milhões por mês. Em dezembro de 2010, este número dobrou para R$ 92 milhões", informou.
De acordo com Nilson Pinto, esse "inchaço" na folha de pagamento prejudicou o pagamento de empresas terceirizadas e do transporte escolar em alguns municípios. Segundo o gestor, a arrecadação do Estado neste período diminuiu e, como conseqüência, a proporção do recurso destinado à educação, que é de 25% sobre o que é recolhido ao ano, também foi reduzida.
Na contramão das perdas, a questão do acesso à rede estadual de ensino foi destacada positivamente pelo secretário. "Reconheço que houve um avanço ao longo dos anos, principalmente no que diz respeito ao acesso", lembrou, citando que 90% dos estudantes do Ensino Fundamental e 70% do Ensino Médio são atendidos pela rede pública estadual. No entanto, alertou, ainda existem grandes entraves na Educação Infantil e Educação Tecnológica, que no Pará atende apenas 20% da demanda total.
Valorização - A solução encontrada para reverter este quadro se baseia em quatro eixos de ação. O primeiro deles é a qualificação dos professores da rede estadual e municipal por meio do Plano de Formação Continuada, que atua na formação de mais de 16 mil educadores em Licenciatura Plena, além da melhoria da infraestrutura das escolas estaduais, que está entre as prioridades da atual administração.
Outra medida anunciada pelo secretário é a criação do Sistema de Avaliação da Educação do Pará, que vai mensurar o desempenho da comunidade escolar anualmente, bem como de professores e alunos, para valorização e premiação dos bons resultados e iniciativas.
O encontro contou, ainda, com a presença do secretário adjunto de Gestão Escolar (Sage), Waldecí Costa; além do assessor político da Seduc, Altimá Alves, e da diretora de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Ana Cláudia Hage que, juntos, esclareceram as dúvidas dos novos gestores das Unidades "Seduc na Escola" (USE's) e das Unidades Regionais de Ensino (URE's).

Cora Coralina - Ascom/Seduc

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...