Total de visualizações de página

segunda-feira, abril 18, 2011

Arquivo Público do Estado comemora 100 anos de fundação

Para comemorar o aniversário de 110 anos de criação, o Arquivo Público do Estado do Pará (Apep), realiza, nesta terça-feira, 19, a partir das 8h30, uma programação especial aberta ao público, com exposição de documentos raros (históricos e digitalizados), vídeos e visita monitorada contando a história e importância do Apep. A diretoria informa que excepcionalmente nesta data não haverá consulta de arquivos.
No acervo do espaço existem aproximadamente quatro milhões em documentos que registram fatos importantes da história do Pará, como embarque e desembarque de estrangeiros, documentos de posse de terras, entre outros, consultados mensalmente por cerca de 200 visitantes vindos de várias partes do mundo.
O Diretor da Arquivo Público do Estado, Eduardo Pinheiro, afirma que não só pesquisadores de história buscam informações nos acervos. Ele diz que o público hoje é diversificado, entre estudantes e pessoas comuns que buscam até informações sobre seus antepassados imigrantes: "Hoje o Apep recebe todo tipo de público, como por exemplo, arquitetos que querem saber mais sobre estruturas de prédios antigos, profissionais de Direito, da Pedagogia e até pessoas comuns que buscam informações sobre sua árvore genealógica, já que aqui estão documentos de entrada e saída de imigrantes", explica o diretor do arquivo.
Vinculado à Secretaria de Estado de Cultura do Pará (Secult), o Arquivo Público do Estado do Pará foi construído em 1958 para ser o Banco Comercial do Pará. O prédio histórico que hoje acolhe toda a estrutura administrativa e acervos documentais do Apep oficializou-se a partir de 1901, mas recebia documentos oficiais para arquivo desde 1894, com registro das ações políticas e sociais dos administradores públicos, seja sob regência da Monarquia ou da República. Todo o acervo compreende do ano de 1646 aos anos 80 do século XX, sendo que desta última década há somente documentos do poder Executivo.
Serviço: Comemoração de aniversário de 110 anos do Arquivo Público do Pará, nesta terça-feira (19), a partir das 8h30. Local: Prédio do Arquivo Público do Estado do Pará (Apep) - Travessa Campos Sales, 272 - Comércio - esquina da rua 13 de Maio. Informações: 3219-1110/1111/ 8264-1996
Ascom Secult

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...