Vereadores aprovaram a homenagem ontem
(Foto: Tarso Sarraf/ Ney Marcondes)
|
Laércio Barbalho tinha duas grandes paixões: a política e o jornalismo. E, enquanto representantes da sociedade civil, nada mais justo do que homenagear quem tanto contribuiu para o desenvolvimento da nossa cidade, valorizando a democracia e o acesso à informação”. Com esta justificativam o vereador José Scaff Filho (PMDB) mobilizou todos os membros da Câmara Municipal de Belém e conseguiu aprovar ontem, por unanimidade, o projeto de lei que denomina avenida Jornalista Laércio Wilson Barbalho parte da então avenida Independência, no perímetro que vai da Augusto Montenegro aos limites do município de Ananindeua.
Durante a votação, todos os vereadores manifestaram apoio à mudança e ratificaram a necessidade de resgatar a lembrança de pessoas que marcaram seu nome na história do Estado. “Acho uma justa homenagem pelo trabalho informativo que o jornalista prestou à população paraense, deixando conquistas e instituições que permanecem até hoje cumprindo seu papel social”, afirmou Miguel Rodrigues (PRB).
Para Fernando Dourado, líder dos democratas, “o tributo reflete uma vida voltada à informação de qualidade em nosso Estado”. Em nome do Partido dos Trabalhadores, o vereador Alfredo Costa fortaleceu o apoio à proposta. “Havíamos sugerido que o nome da avenida fosse Dalcídio Jurandir, mas, em face da mobilização da casa, decidimos somar aos outros vereadores e agraciar o jornalista Laércio Barbalho”.
Autor da proposta, Scaff explica que a ideia da homenagem é antiga e surgiu em maio de 2004, um mês após o falecimento de Laércio Barbalho. “Infelizmente, o projeto demorou a entrar em pauta, ficando muito tempo parado em algumas comissões. Mas, durante esses anos, não deixei que nenhum outro nome fosse sobreposto ao do nosso homenageado”, afirma, referindo-se à vontade da então governadora Ana Júlia Carepa em chamar a avenida de Dalcídio Jurandir.
Como sugestão, o parlamentar ainda lembrou que a Câmara de Vereadores de Ananindeua pode integrar a homenagem estendendo o novo nome ao restante da avenida, localizada no município.
CENTENÁRIO: Em razão da celebração de seu centenário, que ocorre neste ano, a Assembleia de Deus também foi agraciada pelos parlamentares e se torna logradouro na capital paraense. “Membros da igreja e o vereador Iran Moraes me procuraram para que dividíssemos parte da avenida a fim de prestar tributo também à instituição religiosa. Como era por uma causa nobre, procurei os familiares do nosso homenageado e, em um ato de flexibilidade e valorização da história paraense, recebi o aval para a união”, conclui.
Dessa forma, fica denominada avenida Centenário da Assembleia de Deus o perímetro da antiga avenida Independência que vai da avenida Júlio César à Augusto Montenegro.
BIOGRAFIA: Por trás de muitos sonhos, um homem que nunca desistiu de seus ideais. Laércio Wilson Barbalho foi um empresário e político de hábitos simples, lembrado como um amigo bem-humorado, inteligente e generoso. Como parlamentar, cumpriu dois mandatos de deputado estadual e manteve participação ativa nos bastidores da política paraense, plantando as bases de dois partidos - o PSD e o antigo MDB. Após deixar os holofotes da política, ele se dedicou integralmente ao jornalismo e fundou em 1982 o DIÁRIO DO PARÁ. Em mais um exemplo de dedicação, Laércio formou pessoalmente a primeira equipe da redação do jornal e acompanhou seu processo de criação, expansão e consolidação no mercado. (Diário do Pará)
Nenhum comentário:
Postar um comentário