A Cohab concluiu na última semana o processo de escolha dos beneficiados para as unidades habitacionais dos residenciais previstos para os municípios de Ananindeua (Paulo Fonteles II), Santa Isabel (Garças) e Benevides (Jurutis I e II), totalizando 1.160 unidades habitacionais que fazem parte do Programa Minha Casa Minha Vida.
"Essa demanda de inscritos é dividida entre a Cohab e as prefeituras dos municípios", revela José Otávio Figueiredo, gerente Estratégico de Comercialização da Cohab, isso ocorre quando as prefeituras alegam que não têm condições de assumir a inscrição de todos os interessados no investimento, e aí o processo é dividido com a Cohab.
José Otávio explica, ainda, que tudo inicia com a inscrição do interessado no site ou na loja de atendimento da Companhia de Habitação. A outra opção para inscrição seria a prefeitura do município, onde as unidades habitacionais são construídas. Após a inscrição, é feito um processo seletivo que leva em conta os critérios determinados pelo Governo Federal e pelo Governo do Estado.
"De acordo com esse critério de hierarquização, se pontua cada candidato. Adquirem uma maior pontuação os que estejam em áreas de remanejamento, famílias com menor renda, famílias com maior número de dependentes, moradores do município onde as unidades habitacionais serão construídas e grupos de risco social, fora os que a legislação obriga a atender que são idosos (3%), deficientes (5%) e mães mantenedoras do lar (10%)", informa o gerente da Cohab.
De posse da relação dos que obtém maior pontuação, a Cohab convoca os inscritos para que apresentem a documentação necessária e encaminha para a prefeitura esse dossiê. Isso acontece porque a prefeitura municipal é a detentora da Senha do Cadastro Único (CadÚnico), que funciona como um instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda e é utilizado para seleção de beneficiários e para integração de programas sociais do governo federal.
"A prefeitura, portanto, envia os cadastros para a Caixa, que então faz a seleção final e chama os contemplados para assinar o contrato de financiamento", explica José Otávio. "Portanto, essa é a fase atual do processo dos beneficiados desses três municípios (Ananindeua, Benevides e Santa Isabel). A prefeitura, de posse da documentação que enviamos, vai dar encaminhamento para a Caixa", complementa.
A Cohab é responsável, ainda, por indicar a construtora que executará a obra, levando em conta critérios técnicos, além de ser obrigatório que a empresa já esteja cadastrada junto à Caixa, que analisa a proposta e contrata a construtora. "É necessário esclarecer como se dá toda essa tramitação para que o usuário não pense que só pelo fato de estar inscrito já há garantia de ser chamado. Ele precisa saber que é necessário ter uma classificação nesse ranking", conclui José Otávio.
Rosa Borges - Ascom Cohab
2 comentários:
não me ajudou em nada! esperava a relação dos contemplados
e eu tambem preciso saber quem foram os contemplados,,para saber se estou incluida...
Postar um comentário