Total de visualizações de página

terça-feira, abril 19, 2011

Cultura indígena é celebrada através de dança

Apresentações de danças típicas das aldeias indígenas reunidas no município de São Félix do Xingu tomaram a quadra de esportes Triangulo, na noite desta segunda-feira, 18, durante a "Semana dos Povos Indígenas". O evento, realizado pela prefeitura do São Félix do Xingu e Governo do Estado, durante os dias 17, 18 e 19 de abril é uma comemoração ao Dia do Índio.
Um gesto de irmandade marcou o momento de confraternização do evento. Quando os índios das tribos Kendân e Kawatire, que estão representadas por apenas cinco e três membros, respectivamente, entraram na quadra para suas apresentações. Índios de outras tribos juntaram-se aos representantes e dançaram com eles num gesto de homenagem às suas tribos. Mais uma demonstração de união e respeito mútuo do povo indígena.
"Estamos aqui para mostrar aos brancos nossa tradição e cultura, pois queremos ser respeitados. Por isso, apenas alguns de nós aprendem a falar português, para aprender sobre a vida dos brancos e ensinar sobre nossa vida para eles. Não queremos adquirir a cultura dos brancos, pois queremos preservar a nossa forma de viver, queremos apenas nos comunicar e ser respeitados", disse o Cacique Matire Kaiapó, da tribo Gorotire, localizada em Cumaru do Norte.
O cacique também falou sobre a sua felicidade de estar participando da "Semana dos Povos Indígenas". "Fazemos questão de participar de eventos como esses, pois é quando nós reencontramos nossos irmãos, já que nossas tribos são muito distantes uma das outras", complementou.
As tribos Kendân e Kawatire estão localizadas em pontos de difícil acesso em Altamira e São Félix do Xingu, assim, seus representantes tiveram que ir de avião para o evento, o que limitou o número de participantes das tribos, devido o alto custo de locomoção.
Jogos: Durante o dia, as tribos participaram de competições de futebol e arco e flecha. Já as crianças participaram de brincadeiras como cabo de guerra e carrinho de mão. Além de oficinas lúdicas com orientações sobre saúde e higiene.

Manuela Viana – Secom

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...