Total de visualizações de página

segunda-feira, abril 04, 2011

Estudo propõe reordenamento dos pontos de táxi em Belém

Por Ascom CTBel

Um estudo técnico feito nos bairros da Campina, Cidade Velha e Reduto será utilizado para execução do reordenamento dos pontos de táxi existentes em Belém. O trabalho realizado pela Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel) foi aprovado por unanimidade pelo Conselho de Transportes do Município. O objetivo da medida é racionalizar o uso do espaço público na capital paraense.
A diretora superintendente da CTBel, Ellen Margareth, destacou que o sistema de transporte individual de passageiros é muito importante para o desenvolvimento da cidade. "É uma atividade que gera renda e emprego para mais de cinco mil pessoas. Por isso mesmo, objeto das atenções da Prefeitura de Belém”.
Entretanto, ela ressalta que existe a necessidade do reordenamento, sem prejuízo para a população. “A frota de veículos cresceu nos últimos anos, e para que possamos conviver, ordenar e organizar o trânsito, algumas medidas têm que ser implantadas, uma delas passa pelo reordenamento dos pontos de táxi na cidade”, completou.
O bairro da Campina deu início à discussão. Segundo levantamento feito por técnicos da CTBel, neste bairro existem 34 pontos de táxi, com 242 vagas ocupando o espaço de 1.028m. O estudo proposto é que haja a redução não só no número de pontos, de vagas, bem como do espaço ocupado. A proposta é de que apenas 19 pontos sejam mantidos e somente 108 vagas sejam ocupadas em um espaço de 468m.
O estudo sobre o reordenamento na Cidade Velha foi o segundo apresentado. Neste bairro, foi constado que existem 10 pontos de táxi e 60 vagas, ocupando um espaço de 238m. O trabalho aponta oito pontos táxi, com 37 vagas em um espaço de 147m são suficientes para atender a demanda do bairro.
No Reduto, onde o levantamento feito pela CTBel constatou que existem treze pontos de táxi, com 87 vagas em um espaço de 268m. A proposta do reordenamento, é que este bairro seja atendido com onze pontos, contando com 43 vagas em 172 m.
O representante do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) no conselho, Roberto Sena, parabenizou o estudo e questionou se a elaboração deste estudo já havia sido discutida com o representante da categoria (Sindicato). Após a afirmativa, Sena ressaltou que é favorável ao reordenamento, mesmo porque havia ficado bem claro, que nenhum taxista seria prejudicado, pois aqueles que fazem parte dos pontos extintos serão recolocados em outros pontos.
O presidente do Sindicato dos Taxistas, Alain Castro, falou da satisfação com o estudo apresentado e admitiu que realmente existe a necessidade deste reordenamento.
Com o estudo do reordenamento aprovado, a CTBel fica no aguardo de 72h para avaliação e ajustes apresentados pelos conselheiros. Após este processo, o reordenamento terá início com os taxistas dos bairros. Eles serão chamados para conhecer a proposta e dar início ao cadastramento dos mesmos nos pontos. Com o reordenamento, alguns pontos vão ter em sua placa de sinalização um horário para funcionamento. A partir deste horário ele passa a ser um ponto comum para todos os veículos.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...