Total de visualizações de página

quarta-feira, abril 06, 2011

Mangal das Garças no Congresso de Zoológicos em Gramado

No último sábado, dia 02 de abril, o Mangal das Garças participou do 35º Congresso da Sociedade de Zoológicos do Brasil, que acontece em Gramado. O congresso é o maior evento nacional em 2011, reunindo palestrantes de todos os continentes, com o tema "Realidade e Perspectivas de manejo da vida selvagem - os 5 continentes em foco".
Durante o evento, o gerente do Mangal (o biólogo Igor Seligman), um dos palestrantes e debatedores convidados do congresso, ministrou um mini-curso "Manejo Reprodutivo de Aves", abordando técnicas relacionadas à reprodução de aves em cativeiro, com ênfase em aves aquáticas e beija-flores.
Na quinta-feira, 31 de março, Igor Seligman participou como debatedor da Grande Conferência sobre o Continente Africano, com a participação de especialistas no assunto, como Luis Pires, Presidente da Sociedade dos Zoológicos do Brasil e John Worth, Presidente da Sociedade dos Zoológicos e Aquários do Continente Africano.
O Mangal das Garças particiou com um stand, oferecendo ao visitante o conhecimento sobre o processo da metamorfose das borboletas, desde a postura do ovo a até a transformação em borboleta, com lagartas vivas ilustrando este processo de transformação. Um vídeo institucional do Mangal apresenta a beleza do parque e a importância do ecossistema amazônico.
Localizado às margens do Rio Guamá, o parque ambiental Mangal das Garças oferece a sensação de estar em contato com a floresta amazônica em pleno centro urbano da capital paraense. Centenas de borboletas de várias espécies convivem com beija-flores nos 1.350 metros quadrados, com controle de intensidade de luz e umidade. Como base para alimentação devidamente preparada para o borboletário, o viveiro implantado na Colônia Penal Agrícola Heleno Fragoso vai além da manutenção alimentar das borboletas, ao proporcionar a inclusão social de centenas de detentos que apostam numa nova profissão e reintegração à sociedade.
Resultado da revitalização de uma área de 40.000m2 no entorno do Arsenal da Marinha, o local reproduz num espaço naturalístico as diferentes macro-regiões da flora paraense: as matas de terra firme, as matas de várzea e os campos. Os lagos artificiais do complexo possuem aves pernaltas, marrecos e quelônios criteriosamente selecionados.
E já que o assunto é consciência ambiental, o Mangal das Garças recebe alunos das escolas públicas para visitas monitoradas, que unindo saber e lazer num espaço agradável, investe na educação ecológica como formação das novas gerações.
O 35º Congresso da Sociedade de Zoológicos do Brasil tem como público alvo profissionais e estudantes de Biologia, Medicina Veterinária, Zootecnia, Ecologia, Engenharia Ambiental, Gestão Ambiental e áreas afins. O Mangal das Garças marca presença no evento como forma de promover e divulgar a importância do parque ambiental em pleno centro histórico de Belém aos demais profissionais do Brasil e do mundo que trabalham na área de manejo da vida selvagem.

José Pacheco - Ascom Secult

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...