Total de visualizações de página

domingo, abril 03, 2011

Ministério da Saúde quer ampliar cobertura vacinal contra Hepatite B

Nos dias 4 e 5 de abril, o Belém Soft Hotel sedia um encontro regional com os representantes da Vigilância em Saúde e Hepatites Virais dos Estados da região Norte, promovido pelo Ministério da Saúde, por meio do Departamento de DST/AIDS e Hepatites Virais, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde Pública do Pará (Sespa). Um dos temas discutidos na ocasião será a ampliação da cobertura vacinal contra a Hepatite B entre adolescentes e jovens menores de 30 anos em todo Brasil, para estabelecimento de um plano de trabalho com esta finalidade.
Atualmente a vacina é indicada para menores de 25 anos, profissionais do sexo, profissionais de saúde, policiais civis e militares, trabalhadores e catadores de lixo e também para aquelas pessoas que têm contato intradomiciliar com portadores de Hepatite B. O vírus tipo B é transmitido por meio da relação sexual desprotegida, seringas compartilhadas por usuários de drogas injetáveis, tatuagem, material de manicure ou cirúrgico contaminado, entre outros.
A imunidade e o diagnóstico precoce evita futuros problemas, pois se não tratada a doença pode evoluir para cirrose e até mesmo para o câncer de fígado. No Pará, existem 3.136.905 adolescentes com idade inferior a 20 anos. De 1995 a 2010 foram vacinados 2.894.200 jovens, sendo que a faixa etária que mais apresenta obstáculos para vacinação está entre 15 e 19 anos. Perdas de cartão de vacinação, a falta de monitoramento de cobertura vacinal e o não agendamento para o controle estão entre os problemas encontrados pelos profissionais de saúde nesse público.
A Sespa ressalta que a vacina está disponível em 625 unidades de saúde espalhadas por todo Estado e a população entre 25 e 29 anos será contemplada no calendário vacinal de 2012, preconizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Edna Sidou - Ascom/Sespa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...