Total de visualizações de página

segunda-feira, abril 25, 2011

No feriado: postos sem médico e fechados. Até o Jurunas, que era tido com referência na saúde, deu mal exemplo

Em pelo menos seis bairros, quem precisou de atendimento de emergência no sábado e domingo voltou para casa sem resolver o problema.
Para quem teve que buscar atendimento médico em postos de saúde da cidade, a situação foi complicada no último dia do feriado. Nas unidades municipais de saúde do Benguí 1 e do Jurunas, não havia médicos para cobrir o plantão de 10 horas e os pacientes tiveram que ser transferidos para outras unidades.
Segundo um funcionário da UMS da Marambaia que preferiu não se identificar, uma boa quantidade de pacientes estava vindo da unidade do Benguí 1. No Jurunas, a situação era a mesma. Posto vazio, com apenas um paciente sendo transferido para o Pronto-Socorro do Guamá, onde o movimento era intenso.
A situação não foi diferente no sábado (23) à tarde. Quando os postos de saúde não estavam fechados - como nos casos da Terra Firme, Cabanagem e Cremação –, não havia médicos para atender os pacientes. Até mesmo no Hospital do Pronto-Socorro da 14 de Março faltavam médicos e muita gente teve que sofrer esperando a chegada deles.
Na Cabanagem e na Cremação, os vizinhos dos postos de saúde denunciavam o descaso com a saúde pública. A Unidade de Saúde da Cabanagem tinha funcionamento de urgência e emergência 24h que foi desativada, em 2005, e agora nem sequer fica aberta aos sábados e domingos e faltam médicos durante a semana.
No Posto de Saúde da Cremação, que também fecha nos finais de semana, os vizinhos também denunciam a falta de médicos e até a venda de fichas para atendimento.
A Sesma mandou apenas uma nota sobre o assunto, informando que trabalha na contratação emergencial de profissionais para cobrir as escalas nos postos de saúde, mas que muitos médicos temeriam trabalhar em bairros violentos.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...