Total de visualizações de página

quinta-feira, abril 21, 2011

Obama responde a perguntas de eleitores na sede do Facebook

Visita de Obama é vista como tentativa de ajudar campanha por reeleição.

Obama defendeu ações de seu governo em economia e política social.

Do G1, com agências internacionais
 

O presidente norte-americano, Barack Obama, fala
com Mark Zuckerberg durante entrevista na sede do
Facebook (Foto: AP)
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, defendeu na quarta-feira (20) as conquistas da primeira metade de seu mandato, reiterando suas posições políticas no que está sendo visto como uma tentativa de recuperar sua popularidade e dar força ao início da sua campanha pela reeleição. O presidente defendeu sua postura na negociação do orçamento norte-americano, falou sobre educação e imigração, alegando, entretanto, que não era capaz de fazer tudo sozinho e que depende sempre do Congresso do país e do apoio dos eleitores.
Obama respondeu a perguntas de eleitores durante um encontro na sede da rede social Facebook, na costa Oeste do país. O encontro teve transmissão ao vivo pela internet.
O presidente usou a visita à sede do Facebook para promover sua proposta de reduzir o déficit orçamentário dos EUA. Ele afirmou que os republicanos estão muito focados em cortes nos gastos e disse que a economia do país pode voltar a uma recessão caso os gastos do governo tenham cortes muito grandes.
Obama também disse que a falta de um plano sério contra os déficits norte-americanos poderia se tornar um grande problema para a economia caso os investidores se retraíssem.
'Se tudo que estamos fazendo é cortes nos gastos e não estamos fazendo distinções entre eles, se estamos usando um facão em vez de um bisturi, e estamos cortando gastos que criam empregos, então o déficit pode até ficar pior, pois podemos cair novamente em uma recessão', disse.

Encontro de Obama com Zuckerberg foi
transmitido ao vivo pela internet (Foto: Reprodução)
 A visita dele ao Facebook faz parte de algo que democratas reconhecem ser essencial para a campanha de 2012. Obama precisará mobilizar muitas das mesmas forças que o levaram à Casa Branca para vencer a reeleição: um exército de eleitores jovens e cheios de energia assim como uma grande quantidade de eleitores independentes.
Ao visitar a sede do Facebook no Vale do Silício, onde o fundador do site de relacionamentos Mark Zukerberg é visto como "herói", Obama busca se conectar com dezenas de milhões de pessoas que adotaram a mídia social como meio primordial de comunicação.Durante reunião na sede do Facebook, em Palo Alto, na Califórnia, Obama falou sobre maneiras de reduzir o déficit orçamentário de US$ 1,4 trilhão. Depois disso ele vai ainda a San Francisco para participar de evento de arrecadação de recursos para o Partido Democrata. Ele planeja paradas em Las Vegas e Los Angeles antes de voltar a Washington, na sexta-feira.
Campanha e economia: Obama está iniciando uma campanha para divulgar seus esforços para reduzir o déficit, no momento em que políticos e mercados financeiros se recuperam da ameaça da agência de classificação de riscos Standard & Poor's de diminuir a classificação de crédito AAA dos EUA devido ao temor de que Washington não vá combater seus problemas fiscais.
O presidente propôs cortar US$ 4 trilhões do déficit orçamentário dos EUA ao longo de 12 anos, por meio de cortes nos gastos e aumento dos impostos sobre os norte-americanos mais ricos --plano que é fortemente rejeitado pelos republicanos.
A questão de como reduzir o déficit, projetado para atingir 1,4 trilhão de dólares neste ano fiscal, subiu para o topo da agenda política das campanhas a presidente e no Congresso de 2012. Democratas e republicanos estão ansiosos por conseguir apoio para suas respectivas propostas.
Obama anunciou seu plano na semana passada e, desde que declarou formalmente sua candidatura à reeleição, no início deste semana, vem testando argumentos a apresentar ao público.
Sua viagem de três dias à Califórnia e ao Nevada lhe dará uma oportunidade de interagir com eleitores em relação à redução do déficit e outras questões econômicas, ao mesmo tempo em que levanta fundos para sua campanha.
Popularidade: Dados de pesquisas divulgados na quarta-feira sugerem que ele poderá encontrar plateias receptivas. Uma pesquisa ABC News/Washington Post com 1.001 eleitores mostrou que 72% são favoráveis ao aumento dos impostos sobre os norte-americanos mais ricos e 78% são contra a redução dos benefícios de saúde dos idosos. A margem de erro da pesquisa é de 3,5 pontos percentuais.
Obama, que diz que vai adiar o início de sua campanha formal enquanto se concentra em seus deveres na Casa Branca, está se adiantando em relação a seus rivais republicanos, a maioria dos quais ainda não declarou suas candidaturas formalmente.
Ao tratar da economia em eventos em dois Estados politicamente importantes, o presidente espera demonstrar seu engajamento em uma questão que seus futuros adversários provavelmente vão explorar como uma fraqueza política sua.
Os dados da pesquisa ABC News/Washington Post divulgados na terça-feira mostram que os índices de aprovação de Obama estão em patamar baixo quase recorde causado pelo pessimismo econômico crescente entre a população norte-americana.
Os republicanos criticaram Obama por não fornecer maiores detalhes sobre seu plano para reduzir o déficit e dizem que elevar os impostos vai prejudicar a frágil recuperação econômica do país.
De acordo com analistas, o próprio fato de focar tanta energia política sobre o déficit já constitui uma mudança importante.
'Hoje isso é tudo de que todo o mundo vem falando: reduzir o déficit', disse Nigel Gault, economista da Global Insight. 'Os termos do debate mudaram. Isso é um avanço.'
Mas tanto Obama quanto os republicanos continuam a ver sua credibilidade questionada por críticos externos.
Dois dias após o aviso dado pela S&P, o jornal francês Le Monde publicou um artigo na quarta-feira em que o economista-chefe do FMI, Olivier Blanchard, disse que falta aos EUA um plano de redução do déficit de médio prazo que seja digno de crédito.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...