Total de visualizações de página

terça-feira, abril 05, 2011

Presidente da Santa Casa é ouvida em sessão especial na Alepa

A presidente da Fundação Santa Casa, Maria do Carmo Lobato, participou nesta terça-feira, 5, de uma sessão especial na Assembléia Legislativa do Estado (Alepa), em Belém, ocasião em que expôs aos deputados os desafios de sua gestão - iniciada há apenas três meses - diante das demandas crescentes e as diretrizes elaboradas para superá-los, além da importância da instituição para a área de saúde.
A sesssão, presidida pelo presidente da Alepa, Manoel Pioneiro, é um rito constitucional que dirigentes de órgãos estaduais precisam fazer no parlamento estadual quando são argüidos pelos deputados. Maria do Carmo Lobato abriu seu pronunciamento destacando a busca por soluções, em curto e médio prazo, que atendam aos anseios da população que procura, na Santa Casa, um atendimento digno e humanizado.
Segundo a presidente, o hospital tem como maior característica a área materno-infantil. São 110 leitos na área de obstetrícia e 107 na área de neonatologia, que engloba, entre outros setores, a Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) e Unidade de Cuidados Intermediários (UCI). A Santa Casa, além de ser referenciada pelo Ministério da Saúde na área materno-infantil, desenvolve programas como o Proame, Banco de Leite, Mãe-Canguru, Pró-Paz e Paives (que atende vítimas de escalpelamento), entre outros.
As obras de ampliação do hospital, que garantirão mais conforto, melhor atendimento e maior cobertura em saúde, têm previsão de entrega para o primeiro semestre de 2012. Os trabalhos estão sendo administrados pela Secretaria de Obras Públicas do Estado (Seop).
Mortes - Sobre as mortes de recém-nascidos ocorridas no último final de semana, que ganharam repercussão na imprensa e também uma dimensão muito além dos fatos reais, Maria do Carmo lamentou que os dados tenham sido divulgados de forma inverídica pela mídia. "Nenhum profissional de saúde quer isso, "o nosso sonho é salvar vidas e chegar a uma taz zero de mortalidade neonatal. Entretanto, sabemos que a realidade é outra e que isto depende da gravidade dos pacientes e da atenção médica recebida. E, é claro que crianças que estão internadas em UTI e UCI tem quadros clínicos graves."
Maria do Carmo também fez um apelo para haja uma integração em torno da Santa Casa, principalmente no trabalho de conscientização da população e das secretarias municipais de saúde na regulação dos pacientes. Durante a sessão ficou acertada uma visita dos deputados da Comissão de Saúde ao hospital nesta quarta-feira, 6.
Ascom Fundação Santa Casa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...