Incentivar a expansão da agricultura familiar no Estado, com o objetivo de garantir produtos de qualidade para a merenda escolar, é o objetivo da capacitação realizada nesta sexta-feira (8), no município de Concórdia do Pará (nordeste do Estado), destinada a produtores e técnicos em extensão rural do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e também de municípios próximos, como Tomé-Açu, Bujaru e Acará.
A coordenação do evento espera ainda a participação de membros do Conselho de Alimentação Escolar, das Secretarias Municipais de Educação e Agricultura, de cooperativas e associações de produtores rurais.
Segundo a Lei 11.947/2009, 30% dos gêneros utilizados na merenda escolar devem ser oriundos da produção rural. Os técnicos da Emater repassarão conhecimentos sobre o cardápio adotado na rede pública de ensino e as condições de entrega dos produtos.
Uma das palestras será ministrada por José Sinval Vilhena Paiva, engenheiro florestal da Emater, que enfatizará a importância da qualidade dos alimentos oferecidos para a alimentação de estudantes. "Cobrando o cumprimento da lei, estamos trabalhando para o fomento da agricultura familiar no Estado", afirmou.
Para os produtores rurais, fornecer alimentos para a merenda escolar ajuda a gerar ocupação e renda no campo, e garante alimentos de melhor qualidade aos alunos, incentivando até mesmo a agricultura orgânica (plantio sem uso de pesticidas e de outros elementos químicos).
Segundo Sinval Paiva, em 2010 mais de 30 oficinas de capacitação foram realizadas, com a participação de mais de 200 técnicos em extensão. "A resposta tem sido muito positiva. A estimativa para este ano é que possamos dobrar esse número, o que, com certeza, contribuirá para ampliar a produção da agricultura familiar", informou.
Ascom/Emater
Nenhum comentário:
Postar um comentário